Topo

Links e convidados: as estratégias na briga entre Fox Sports e SporTV

UOL Esporte

16/03/2018 04h00

Há duas semanas, a TV por assinatura tem visto uma briga muito saudável para o telespectador e que anima os bastidores da TV esportiva: a disputa pela audiência entre o Fox Sports Rádio e o novo Seleção SporTV, agora comandado por André Rizek.

Como é notório, o Fox Sports Rádio é líder de audiência no horário que vai ao ar, e foi justamente a audiência incômoda para o SporTV que fez as mudanças ocorrerem. Mas é nos bastidores que a verdadeira disputa está ocorrendo.

Segundo apurou o UOL Esporte, cada programa de cada um tem sido estudado diariamente. Na produção do Fox Sports Rádio, por exemplo, pretende-se aumentar o número de entradas ao vivo e de entrevistas, algo que o Seleção tem apostado muito na nova fase.

Reconhecidamente bom entrevistador, Rizek teve uma conversa com Abel Braga bastante elogiada em seu segundo dia no ar, além de conseguir vencer em audiência, já na segunda edição, o seu concorrente com o novo formato. A corrida por convidados "quentes" também aumentou. Na segunda, por exemplo, o Fox Sports Rádio conseguiu sair na frente e conseguiu uma exclusiva com Maicon, jogador do Grêmio e personagem chave do Gre-Nal do dia anterior. A fato foi muito comemorado.

Além disso, o Seleção tem tido inúmeras entradas ao vivo de repórteres em centro de treinamentos, algo que o Fox Sports Rádio também quer aumentar. Mas o programa de Rizek também tem olhado com carinho para as táticas da concorrente.

Forte e contundente no debate, o Fox Sports Rádio é a inspiração do Seleção SporTV para ter um elenco menos rotativo. Desde a estreia, o narrador Luiz Carlos Jr e o ex-técnico Muricy Ramalho estão sendo os campeões de participações, e suas opiniões já causam expectativa no público nas redes sociais.

Além disso, o Seleção também discute o que seu concorrente apresentou, tudo para armar táticas de como ele poder ser neutralizado. Isso é muito comum em produções de atrações na TV, mas no SporTV, isso tem acontecido de forma mais intensa.

O Fox Sports Rádio começa a partir das 12h45, mesmo horário que entra o Seleção SporTV. O primeiro fica no ar até 15h, enquanto o segundo vai até 16h no canal campeão.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.