Topo

Fator Neymar faz audiência subir e transforma PSG em "preferido" na TV

UOL Esporte

09/03/2018 04h00

Até o ano passado, o Paris Saint-Germain não estava nem entre os cinco clubes com mais audiência entre os europeus na TV brasileira. Mas ao contratar o craque Neymar, o clube francês não só mudou de patamar no mundo do futebol, como também em audiência.

Segundo levantamento feito pelo UOL Esporte, o Paris Saint-Germain ultrapassou Real Madrid e Barcelona e já é o clube europeu com mais Ibope nas suas partidas, contando Copa da França, Liga dos Campeões da Europa e Campeonato Francês. Mas essa liderança tem alguns adendos.

Na Liga dos Campeões, onde o PSG acaba de ser eliminado pelo Real Madrid, os jogos são exibidos pelo Esporte Interativo. Na Champions, o PSG é o primeiro colocado no ranking de mais vistos, seguido por Barcelona (segundo), Juventus (terceiro), Real Madrid (quarto) e Bayern de Munique (quinto lugar).

No Campeonato Francês, os jogos são exibidos por SporTV e ESPN Brasil. Líder de audiência na TV paga, o canal da Globosat eleva pra cima a média do PSG – consequentemente e de forma óbvia, ele é o clube estrangeiro mais visto pela emissora já que é único torneio europeu exibido pela emissora.

Na ESPN Brasil, por sua vez, o PSG é apenas o quarto clube mais visto. Perde para Real Madrid, o líder, Barcelona, em segundo lugar, e o Manchester City, em terceiro. A audiência dividida do SporTV ajuda a explicar, mas em alguns jogos o time de Paris tem mais Ibope na ESPN do que no rival.

Por fim, a Copa da França é mostrada pelo Fox Sports. Mesmo tendo poucos jogos exibidos, o PSG já conseguiu grande audiência, levando ocanal a liderança de Ibope entre os esportivos.

Embora os números sejam bons, as emissoras não estão muito animadas com a licitação do Campeonato Francês. Sem propostas, a definição ficará para depois dos leilões da Liga dos Campeões e da Libertadores, que devem acontecer entre o fim deste mês e início de abril.

Os próprios canais entendem que a ascensão do PSG deve apenas por conta de Neymar. Sem ele, o clube ainda é emergente e o Campeonato Francês volta a virar uma liga de "prateleira B", como chamam os executivos que adquirem direitos de transmissão.

Na chamada "prateleira A", estão Libertadores, Champions, Brasileirão, Campeonato Espanhol e Campeonato Inglês, para citar os maiores exemplos citados por estes executivos.

Gabriel Varquer
Colaboração para o UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.