Topo

Casão vê risco de queda do SP no Brasileiro e acha que Dorival deve sair

UOL Esporte

09/03/2018 07h24

Na opinião do comentarista da Rede Globo, Walter Casagrande, Dorival Júnior deveria deixar o comando do time do São Paulo. Em análise no programa Troca de Passes, do SporTV, logo após a derrota são-paulina por 2 a 0 no clássico contra o Palmeiras, nesta quinta-feira (8), Casão disse já não enxergar mais a possibilidade de o técnico fazer o time tricolor jogar bem.

"Eu acho que o Dorival deveria sair do São Paulo. Eu não estou vendo que ele vai conseguir fazer com que o time do São Paulo jogue do jeito que ele queira que jogue, do jeito que a torcida está querendo e que o São Paulo, também. A pressão, ele já não tem mais tranquilidade para ficar testando jogadas, a cada jogo o pessoal cobra rendimento e não está vindo. Gosto do trabalho dele, gosto como pessoa, mas no São Paulo neste momento eu acho que a melhor escolha seria uma troca", opinou.

"Acho que o Dorival não está conseguindo encontrar um time, não está conseguindo fazer com que o time jogue, tenta de tudo e não está dando certo. Sou contra troca de treinadores, mas chega um momento que tem que fazer alguma alteração para motivar o time, para chegar alguém, definir um esquema tático [e dizer]: 'Nós vamos jogar cinco partidas dessa maneira e se não funcionar vou tentar mudar alguma coisa"', argumentou o ex-jogador.

Casagrande ainda aproveitou para falar sobre a trajetória de Dorival no comando da equipe são-paulina, desde 2017, para explicar o quão insustentável, para ele, é a manutenção do treinador. "O problema é o seguinte: ele chegou no ano passado no meio de uma fogueira, para tentar resolver o problema. Não estava resolvendo, aí chegou o Hernanes e acabou resolvendo. Começa o ano e se contrata outros jogadores, até indicados por ele. Eles [integrantes da diretoria] não culparam o Dorival pelo ano passado, porque ele chegou no meio do Campeonato Brasileiro, já com a coisa desandada, então não tinha responsabilidade. Acaba o ano, conseguiu salvar o São Paulo, fez contratações e deram um time para ele, e aí não está desenvolvendo, por isso fica uma pressão muito grande."

O comentarista ainda demonstrou preocupação em relação ao Campeonato Brasileiro, com possível repetição de luta contra o rebaixamento, como aconteceu no ano passado. "Eu não acho o time do São Paulo de uma qualidade técnica assim com a importância que o São Paulo tem. Não estou falando que os jogadores são ruins, mas não são como o São Paulo sempre teve. Já faz quatro anos que não consegue fazer um time que jogue bem. Está correndo risco de rebaixamento, já correu no ano passado, no ano retrasado, não está bem. O ano está começando e o quê você vê para o futuro do São Paulo, do jeito que está no Campeonato Paulista? É a mesma dificuldade do ano passado", alertou.

"Não tem dois, três jogadores no time do São Paulo que seja acima da média, que possa desenvolver um futebol melhor. Com esse time, no Brasileiro briga pelo meio da tabela, às vezes encaixa uma Sul-Americana, vira G9 e acaba quase entrando na Libertadores, Z4, fica ali, dois pontos para a Libertadores e um para ficar na zona de rebaixamento. Se não fizer um início de campeonato bom, começa a correr o risco lá atrás de novo", reforçou a preocupação.

Casão ainda questionou a opção de Dorival de trocar três jogadores de uma vez para o segundo tempo do clássico contra o Palmeiras, uma postura de quem está desesperado, avaliou. "Outro dia ele trocou dois, três em seguida. Eu acho troca de três no intervalo, no caso do São Paulo deste ano, desespero. É porque a coisa está ruim, ele escala um time e não anda, coloca três, sai e não anda, ele muda o time."

"No no passado, se não vem o Hernanes, cai. Salvou o São Paulo e começa o ano e a perspectiva para o time do São Paulo, o torcedor está olhando e falando: 'Meu, nós vamos sofrer de novo'.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.