Topo

Luciana Mariano dedica narração na ESPN às mulheres, e internautas elogiam

UOL Esporte

08/03/2018 19h00

Divulgação/ESPN

Convidada pelos canais ESPN para narrar uma partida da Liga Europa como homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Luciana Mariano foi a grande atração da transmissão de Red Bull Leipzig x Zenit, disputado nesta quinta-feira (8). Ela foi pioneira em locução esportiva feminina na TV brasileira, em 1997, na Bandeirantes.

Acompanhada do comentarista Paulo Calçade, Luciana dedicou a transmissão às mulheres, convidadas a acompanhar a partida, válida pelas oitavas de final do torneio europeu. "É para vocês", reforçou. "Aqui na ESPN, as mulheres estão presentes em todas áreas verdadeiramente. Fico muito grata."

Ela demonstrou certo nervosismo nos primeiros minutos ao vivo na ESPN, tanto que "rompeu" o minuto de silêncio respeitado pela arbitragem antes de a bola rolar. Aos poucos, Luciana Mariano impôs um ritmo mais cadenciado e sóbrio de locução, um pouco diferente do padrão em vigor nos canais esportivos, em que a intensidade de voz dos narradores costuma passar do tom com frequência.

"Primeira vez que narro um jogo europeu. Realmente é um momento para ficar marcado no jornalismo esportivo", festejou Luciana, que foi casada com o ex-narrador Luciano do Valle, morto em 2014. "Para nós também", completou Calçade, que no intervalo do jogo leu mensagens de incentivo à narradora publicadas nas redes sociais.

Para a programação especial ficar completa, faltava soltar o grito de gol… E saiu em dose tripla, todos no segundo tempo, que deram a vitória aos alemães do Red Bull Leipzig por 2 a 1 sobre os russos do Zenit. "E ela narrou um gol! Para quem estava esperando, aí está", comemorou Calçade quando o placar foi aberto.

"Muito obrigada, ESPN. Muito obrigada aos técnicos. Muito obrigada, Paulo Calçade, pela generosidade", disse Luciana ao fim da transmissão.

Inicialmente, a participação de Luciana Mariano nos canais ESPN foi em caráter excepcional, ligada apenas a ações da emissora em homenagem às mulheres. Mas a proposta de uma voz feminina na narração contou com aprovação massissa dos internautas no Twitter. Confira algumas repercussões:

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.