Topo

Imprensa volta a ter problemas, Abrace envia jurídico e deve processar Fox

UOL Esporte

07/03/2018 04h00

A Abrace (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) está cada dia mais na bronca com o Fox Sports. Desde o fim do ano passado, como o UOL Esporte noticiou recentemente, a entidade está na briga com o canal por conta do controle exagerado na entrada de imprensa na Libertadores e na Copa Sul-Americana.

Desta vez, o caso se agravou. A Abrace já havia prometido que, se acontecesse um novo incidente de controle exagerado ou negativa de credencial, tomaria providências. E ele aconteceu: na final da Recopa Sul-Americana, entre Grêmio e Indepediente, no último dia 21 de fevereiro .

O radialista João Batista, um dos mais conceituados do Rio Grande do Sul, alegou que teve sua credencial suspensa para entrar na Arena do Grêmio e comentar a partida. Pelo Twitter, ele reclamou que foi a primeira vez que isso lhe acontecera. João afirma que a Fox alegou que a credencial foi feita fora do prazo.

Segundo apurou o UOL Esporte, tal reclamação fez um membro do jurídico da ABRACE viajar nesta semana para São Paulo, com o intuito de entrar com um processo contra o Fox Sports por interferência indevida em algo que não é de sua alçada.

Em janeiro, a ABRACE já havia enviado ofícios avisando que gostaria de resolver tais problemas fora da área jurídica, pedindo para que a Fox não usasse do privilégio de ter os direitos de transmissão da Libertadores e da Sul-Americana para atrapalhar ou fazer credenciamento de imprensa para os jogos.

Procurada para comentar sobre o processo que deverá chegar da ABRACE, o Fox Sports enviou o seguinte comunicado:

"No que diz respeito a afirmações veiculadas na imprensa quanto a manifestações da ABRACE sobre o credenciamento de cronistas esportivos pela FOX Sports Brasil, a empresa esclarece que:

  1. A FOX Sports Brasil não credencia cronistas esportivos, tarefa de exclusiva competência das Associações de Cronistas Esportivos – ACEs. A FOX Sports Brasil respeita absolutamente o direito e a competência das ACEs de credenciar cronistas esportivos com exclusividade.
  1. Cabe à FOX Sports Brasil organizar a cobertura jornalística dos jogos. Nessa atividade, a FOX Sports Brasil busca ampliar ao máximo a possibilidade de que diferentes empresas jornalísticas possam cobrir os eventos, especialmente pelo fato de que os espaços são limitados, bem como auxiliar as entidades desportivas no controle para se evitar a captação e redistribuição não autorizada de imagens por não detentores de tais direitos.
  1. Para organizar o evento, o FOX Sports Brasil se vale de um sistema, usual no Brasil, que se destina apenas a agrupar previamente todos os interessados em realizar a crônica esportiva do evento. Cabe às ACEs – e somente às ACEs – identificar aqueles interessados que são cronistas devidamente credenciados pela ACE. Em nenhum momento, o FOX Sports Brasil participa de tal identificação.
  1. Todo o procedimento adotado pela FOX Sports Brasil é público.
  1. A FOX Sports Brasil continua respeitando profundamente a atividade profissional dos cronistas esportivos, bem como as ACEs."

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.