Imprensa volta a ter problemas, Abrace envia jurídico e deve processar Fox
A Abrace (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) está cada dia mais na bronca com o Fox Sports. Desde o fim do ano passado, como o UOL Esporte noticiou recentemente, a entidade está na briga com o canal por conta do controle exagerado na entrada de imprensa na Libertadores e na Copa Sul-Americana.
Desta vez, o caso se agravou. A Abrace já havia prometido que, se acontecesse um novo incidente de controle exagerado ou negativa de credencial, tomaria providências. E ele aconteceu: na final da Recopa Sul-Americana, entre Grêmio e Indepediente, no último dia 21 de fevereiro .
O radialista João Batista, um dos mais conceituados do Rio Grande do Sul, alegou que teve sua credencial suspensa para entrar na Arena do Grêmio e comentar a partida. Pelo Twitter, ele reclamou que foi a primeira vez que isso lhe acontecera. João afirma que a Fox alegou que a credencial foi feita fora do prazo.
Segundo apurou o UOL Esporte, tal reclamação fez um membro do jurídico da ABRACE viajar nesta semana para São Paulo, com o intuito de entrar com um processo contra o Fox Sports por interferência indevida em algo que não é de sua alçada.
Em janeiro, a ABRACE já havia enviado ofícios avisando que gostaria de resolver tais problemas fora da área jurídica, pedindo para que a Fox não usasse do privilégio de ter os direitos de transmissão da Libertadores e da Sul-Americana para atrapalhar ou fazer credenciamento de imprensa para os jogos.
Procurada para comentar sobre o processo que deverá chegar da ABRACE, o Fox Sports enviou o seguinte comunicado:
"No que diz respeito a afirmações veiculadas na imprensa quanto a manifestações da ABRACE sobre o credenciamento de cronistas esportivos pela FOX Sports Brasil, a empresa esclarece que:
- A FOX Sports Brasil não credencia cronistas esportivos, tarefa de exclusiva competência das Associações de Cronistas Esportivos – ACEs. A FOX Sports Brasil respeita absolutamente o direito e a competência das ACEs de credenciar cronistas esportivos com exclusividade.
- Cabe à FOX Sports Brasil organizar a cobertura jornalística dos jogos. Nessa atividade, a FOX Sports Brasil busca ampliar ao máximo a possibilidade de que diferentes empresas jornalísticas possam cobrir os eventos, especialmente pelo fato de que os espaços são limitados, bem como auxiliar as entidades desportivas no controle para se evitar a captação e redistribuição não autorizada de imagens por não detentores de tais direitos.
- Para organizar o evento, o FOX Sports Brasil se vale de um sistema, usual no Brasil, que se destina apenas a agrupar previamente todos os interessados em realizar a crônica esportiva do evento. Cabe às ACEs – e somente às ACEs – identificar aqueles interessados que são cronistas devidamente credenciados pela ACE. Em nenhum momento, o FOX Sports Brasil participa de tal identificação.
- Todo o procedimento adotado pela FOX Sports Brasil é público.
- A FOX Sports Brasil continua respeitando profundamente a atividade profissional dos cronistas esportivos, bem como as ACEs."
Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.