Saiba como cada canal se prepara para disputa pelos direitos da Champions
A disputa pelos direitos do triênio 2018-2021 da Liga dos Campeões está chegando – a expectativa é que aconteça em março deste ano – e deverá ser a mais acirrada da história na televisão esportiva. Na TV aberta, a escolha deverá ser uma barbada, com a Globo renovando os direitos e completando 10 anos com a competição.
Na TV por assinatura, a coisa está longe de ter uma favorita. Das cinco emissoras esportivas do Brasil, as quatro principais estão interessadas – a única que sequer pensa nisso é o BandSports – e planejam entrar na disputa de alguma forma.
Veja as movimentações nos últimos meses e conversas sobre propostas conjuntas ou de exclusividade:
Esporte Interativo
Quando adquiriu a Champions com exclusividade para o triênio 2015-2018, o Esporte Interativo pegou todo o mercado com absoluta surpresa. Na época, tais direitos foram comprados, segundo informações, por cerca de US$ 130 milhões. Hoje, existe uma certeza entre fontes ouvidas dentro do canal: eles certamente custarão mais caros que isso e o EI é o adversário a ser batido.
A manutenção da exclusividade da Liga é uma meta para o que o EI chama de 2019 dos sonhos. Se conseguir renovar os direitos, o canal terá os direitos dos dois torneios de maior prestígio da TV paga hoje: Champions e Campeonato Brasileiro. O crescimento de audiência e visibilidade será ainda maior do que a emissora tem. E isso porque ainda tem a disputa da Libertadores por vir.
ESPN Brasil
Abrir mão da Copa do Mundo de 2018, como o UOL Esporte noticiou recentemente, foi visto internamente como um aviso pro mercado: iremos com tudo para ter o que foi nosso de novo. E nosso, leia-se, Liga dos Campeões, que a ESPN transmitiu por quase 20 anos no Brasil.
A ideia é reforçar a grade de eventos no meio de semana – no fim de semana, o canal considera que já tem o melhor portifólio possível. E para isso, ter de volta a Champions é prioridade. E não necessita ser exatamente com exclusividade – no BID anterior, vencido pelo Esporte Interativo, a ESPN fez uma proposta conjunta com a Globosat.
O único porém fica sobre a relação com o Fox Sports. Recentemente, a Disney comprou a Fox e agora, todos são do mesmo dono. Tudo vai depender de uma posição global, que só deve sair no meio deste ano. Se a Disney adquirir os direitos, o Fox Sports também exibirá a Champions conjuntamente com a ESPN? Essa é a grade dúvida que permeia as redações dos dois canais, e que está longe de uma resposta.
Fox Sports
Para quem não sabe, o Fox Sports exibe a Champions em alguns países da América Latina. Aqui no Brasil, o canal conseguiu importância e respeito com a Libertadores, cuja a licitação de um novo contrato também será feita este ano. E a Champions sempre esteve nos planos.
No antigo BID, o canal desistiu na última hora de fazer uma proposta. Nesta, em meados do ano passado, chegou a conversar com a Globosat por uma proposta conjunta entre ambas as partes para o novo BID. Porém, no segundo semestre, tal acordo acabou esfriando e não saiu de uma intenção mesmo.
A compra da Fox pela Disney deixou tudo num impasse grande, porque tudo depende de uma posição global.
SporTV
Líder de audiência entre os canais esportivos, o SporTV tem praticamente todos os eventos campeões de audiência, graças ao poderio financeiro da Globo. O único que ainda não tem uma fatia é a Champions, no qual fez uma proposta conjunta com a ESPN em 2014, mas perdeu a disputa para o Esporte Interativo.
A Globo ainda quer que seu canal esportivo exiba a principal competição de futebol entre clubes do mundo, mas não quer bancar exatamente isto sozinha. A Globosat só deve entrar na disputa numa proposta conjunta, e isso já é fato.
Uma conversa com a Fox chegou a ser iniciada no ano passado, mas não foi para a frente. Caso não consiga um parceiro para ajudar a bancar os altos custos dos direitos, a Globosat vai focar seu esforços na manutenção da Copa Libertadores da América, que como já foi escrito acima, também está com licitações para ocorrerem neste ano.
Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.