Topo

Futuro Galvão? Como Globo atraiu Villani e o tirou do Fox Sports

UOL Esporte

21/02/2018 04h00

A troca do narrador Gustavo Villani, que deixa o Fox Sports após cinco anos, para ingressar no Grupo Globo, agitou o noticiário do "mercado da bola das televisões". O locutor vai atuar tanto na Globo, quanto no SporTV e até mesmo em possíveis transmissões na internet do canal.

Considerado narrador número 1 do Fox Sports até aqui, a troca surpreendeu a muitos. O que o UOL Esporte apurou é que dois motivos foram primordiais para Villani aceitar a proposta do principal grupo de comunicação do Brasil: futuro e versatilidade.

A Globo apresentou um plano de carreira de médio a longo prazo para Villani, onde ele terá um crescimento gradativo e narrará grandes eventos em TV aberta com mais regularidade. Transmissões como grandes clássicos no Campeonato Brasileiro e jogos de Libertadores e Liga dos Campeões da Europa.

Uma pessoa da alta direção esportiva da Globo diz que o canal escolheu Villani pela sua "vibração" ao narrar, com um estilo parecido ao que Galvão Bueno tinha em seu auge, nos anos 80 e 90, fazendo a diferença tanto num evento não tão grande, como em um duelo visto por um grande público. Ou seja, na visão do alto escalão da casa, Villani é um "vendedor de emoções".

O segundo motivo dessa troca é a versatilidade. No Grupo Globo, o narrador fará mais eventos fora do futebol, justamente para explorar esse seu lado vibrante em outras modalidades, algo não tão feito na Fox.

Existe um terceiro motivo que é a jovialidade de Villani. O jornalista tem apenas 36 anos, enquanto todos os principais narradores do Grupo Globo já passam dos 50 anos – o mais novo é Luiz Carlos Jr, com 51 anos.

Milton Leite fará 59 anos em março, enquanto Luís Roberto e Cléber Machado farão 57 e 56 anos, respectivamente, neste ano. Galvão Bueno fará 68 anos em 2018. Villani é uma aposta segura, no médio e longo prazo, na visão do canal.

A reportagem apurou que Gustavo Villani começa a dar expediente no Grupo Globo no próximo mês de março. Sua data de saída exata da Fox ainda não está definida, mas ele ainda narrará alguns jogos no canal esportivo.

Oficialmente, o Grupo Globo apenas confirma a contratação de Villani. O narrador ainda não fala sobre a sua troca de canais.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.