Topo

Muricy e Roger Flores discordam com veemência de Casão e defendem Neymar

UOL Esporte

16/02/2018 07h19

No programa Troca de Passes, Muricy disse que futebol está chato e defendeu dribles de Neymar (Reprodução/SporTV)

Se no "Redação SporTV" o comentarista da Globo Walter Casagrande foi enfático nas pesadas críticas que fez à postura de Neymar, chamando-o de "mimado e excessivamente egoísta",  na madrugada de quinta para esta sexta (16) os analistas Muricy Ramalho e Roger Flores defenderam o atacante do PSG em outra atração do 'SporTV", o "Troca de Passes". Os dois viram exagero nas críticas ao jogador por sua atuação  na derrota do Paris Saint-Germain por 3 a 1 para o Real Madrid, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões,

"A única coisa que eu concordo com o Casão é em relação ao cartão. Ele realmente está tomando cartões seguidos e na Copa do Mundo é perigoso, a gente não pode ficar sem o Neymar, porque ele é o diferente do time". Assim foi o início da longa explanação de Muricy, em alguns momentos se exaltando, visivelmente incomodado com os comentários contra o craque da seleção.

"Concordo com o Casa que tem que ter um time coletivo, mas sempre quem decide é o cara que faz diferença, que é ele [Neymar], que é o Messi, o [Cristiano] Ronaldo, né? Isso existe, ainda. Agora, nós estamos dando muita importância a essas coisas, eu não acho ele mimado, acho um cara profissional pra caramba, diferente no que diz respeito a profissionalismo, ou seja, temos que dar muita atenção mais a isso. Hoje, ele é o melhor teste físico de qualquer time que ele vai", argumentou, deixando clara a sua divergência em relação ao pensamento de Casagrande sobre o comportamento do jogador.

No programa Os Donos da Bola, da Band, embora considerasse injustas as críticas a Neymar, Neto chegou a sugerir um empenho maior do craque português no cuidado com o físico, colocando em dúvida se o brasileiro é tão dedicado quanto. "O Cristiano Ronaldo, numa hora dessa, está treinando. Eu não sei o que o Neymar está fazendo. É isso que ele tem que entender"

"Às vezes, as pessoas confundem. 'Ah, mas por que ele tem essa…'. Ele não faz isso [de preparação física especial] no PSG, ele faz na casa dele, por conta dele, porque na Europa a pré-temporada é muito forte, mas depois durante a temporada se treina pouco. No Barcelona, por exemplo, se treina pouco, e ele tinha uma academia na casa dele, como tem agora, também, em Paris, e tem a comissão técnica dele. Tem preparador físico, Ricardo Rosa, tem o garoto, também, que é o fisioterapeuta, Tem uma equipe que está preparando ele para ser o melhor do mundo, e vai ser. É que as pessoas dão muita importância a outras coisas, que é normal", voltou a defender Neymar o ex-técnico e hoje comentarista do SporTV.

Co-apresentador do Troca de Passes, Roger Flores, defendeu Neymar no programa (Reprodução/SporTV)

Outro ex-jogador comentarista, Roger Flores, apresentador do Troca, se juntou a Muricy para reclamar de se pegar muito no pé de Neymar com respeito a sua vida pessoal, fora do futebol. "Ele não tem direito a uma festa de aniversário? O que ele trabalha, se dedica, o que ele ganha, o que tem de condição para proporcionar para a família, para amigos, levar todo mundo para Paris, namorado, quem ele quiser, ele não pode fazer uma festa de aniversário?", questionou, indignado.

"Pra mim, o que interesse é ele estar no treinamento e na hora do jogo ele jogar o que ele está jogando. E está dando assistência, correndo muito, marcando, Fez isso no Barcelona e está fazendo agora, também. A gente está muito preocupado com o Neymar com as outras coisas", queixou-se Muricy, fazendo coro a Roger.

"Muitas pessoas levam muito em consideração isso, mas é uma coisa normal, você [Roger] foi garoto, eu fui garoto, também. Ele tem direito. O Neymar não chega atrasado, nunca chegou atrasado, não fica fora de treinamento de jeito nenhum, nem em pós-jogo ele fica fora de treinamento, sempre igual aos outros. Então, temos que ver o lado positivo do cara", bradou o ex-técnico.

Muricy Ramalho e Roger Flores ainda manifestaram nova discordância em relação a outras críticas de Casão a Neymar, com repeito a individualismo e a não ter a mesma genialidade de Messi e Cristiano Ronaldo para decidir sozinho os jogos. Muricy chegou a se estressar e esbravejar contra quem condena o drible e defende posse de bola e passe no futebol atual.

"Ele está dando assistência pra caramba. Ele não é só esse individual. E tem uma coisa nesse negócio de individual: tá muito chato o futebol, cara. Tem que ter cara que nem ele, que vai pra cima, que dribla, pô. Esse negócio, agora é só posse de bola, passa e toca, passa e toca. O futebol brasileiro tá muito chato, ninguém dribla mais, cara. O Neymar tem que fazer isso, mesmo, tem que driblar, perto da área tem que ser individualista. Ele tem que fazer a diferença, porque todo mundo joga fechado e se não tiver um cara que dribla, que nem ele, que nem o Messi, é o que quebra marcação… Tem mais é que driblar, mesmo. Não tem que sair desse negócio, não", desabafou.

"E na hora de passar, ele passa, sim, não é tão esse individualista que os caras falam, não. Perto da área, tem que ser, mas no meio-campo ele começa a tocar, aprendeu muito isso no Barcelona", acrescentou.

Já Roger atacou quem critica Neymar por partir para jogadas individuais. Casagrande foi um deles, vendo excesso de individualismo e falta de futebol coletivo no craque brasileiro. "As pessoas também falam por falar. E outra coisa: ele confia nele demais. O cara que dribla tem confiança no futebol dele. Sabe que vai no um pra um e vai passar pelo cara", argumentou Roger.

"Ele arrisca muito, o Neymar arrisca tudo. Faz o improviso dentro do improviso, é o cara diferente. Nós temos que aplaudir esses caras, pô. Chega de cara mais ou menos. Estamos pegando muito no pé porque driblar. Tem que driblar, mesmo", concordou Muricy, que no entanto, defendeu que no entorno de Neymar haja quem o cobre. "O Neymar precisa ser cobrado, porque ele gosta de ser cobrado. Os grandes jogadores gostam de alguém que fale 'não' para eles. Acho que tem que ter alguém perto dele para falar mais 'não' para ele. Isso é importante, também."

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.