Topo
UOL Esporte vê TV

UOL Esporte vê TV

Esporte Interativo usa meme de veado em jogo do SP, e clube lamenta postura

UOL Esporte

08/02/2018 00h36

Ao começar a partida do São Paulo contra o Bragantino, no Morumbi, na noite desta quarta-feira (7), o Esporte Interativo usou a imagem de um veado nas redes sociais. A situação não incomodou apenas aos torcedores do time, mas também a membros da comunidade LGBT e ao próprio clube,  que demonstrou insatisfação com a atitude do canal.

"O São Paulo FC lamenta que uma emissora com o alcance e a ambição do Esporte Interativo, que sempre recebeu tratamento profissional e cordial de todos os profissionais do clube, permita-se uma ofensa como essa à nossa instituição e a nossos torcedores. Pior: que faça isso tomando carona na inaceitável e retrógrada muleta do pensamento homofóbico, que a emissora deveria tentar extirpar do futebol. Tão logo tomou conhecimento do comentário feito pelo Esporte Interativo no Twitter, o SPFC entrou em contato para cobrar explicações e recebeu um pedido de desculpas e a explicação de um procedimento interno equivocado. O clube espera que o canal reveja sua postura para que esse episódio lamentável nunca mais se repita. O São Paulo FC torce para que o episódio se trate de um equívoco humano, de uma infeliz coincidência, e que não tenha a ver com uma postura homofóbica", disse o São Paulo em nota enviada ao UOL Esporte.

Também em contato com a reportagem, o Esporte Interativo lamentou o ocorrido em seu perfil no Twitter, explicou o que gerou a postagem e pediu desculpas ao clube e aos torcedores.

"O Esporte Interativo admite que foi infeliz ao usar essa imagem para marcar o início dessa partida. Fazemos isso em várias outras ocasiões, inclusive utilizando o mesmo meme, mas ao perceber que a imagem gerou uma conotação negativa, ela foi retirada do ar imediatamente. O Esporte Interativo trata o esporte com descontração, mas jamais tem a intenção de ofender ninguém. Esse, é claro, não foi o intuito da pessoa que fez a postagem. Já nos antecipamos e pedimos desculpas caso alguém tenha se sentido desconfortável com a publicação", afirmou o canal.

Mais tarde, em nota oficial, a emissora voltou a se desculpar e disse que o erro foi causado pelo uso de gifs automáticos na rede social, alegando que não fez por mal e que a brincadeira poderia ter acontecido com qualquer outro clube. "Fazemos em todos os jogos com gifs automáticos do Twitter com pessoas, animais e personagens 'comendo pipoca'. Lamentamos demais o ocorrido que jamais teve a intenção de desrespeitar, segregar ou menosprezar quem quer que fosse. Fomos mal. Mas não fomos por mal. Aconteceu por acaso e poderia ter sido em qualquer partida de qualquer clube", disse.

No Twitter, os são-paulinos também se revoltaram a postagem do canal, que foi apagada pela emissora.  "Querem respeito nosso? Esporte Interativo, é sério isso?", questionou o perfil @SPFCDigital, que tem quase 100 mil seguidores no Twitter. O print está sendo compartilhado à exaustão na internet, e a maioria das respostas tem tom de profunda indignação.

Alguns torcedores prometem deixar de seguir as páginas do Esporte Interativo nas redes sociais; outros vão além e afirmam que vão cancelar a assinatura dos canais junto às suas respectivas operadoras de televisão.

Até mesmo fãs de outras equipes do Brasileirão se mostraram contra a postura adotada no tweet. "Lamentável um canal que tinha tudo pra conquistar o telespectador e bater de frente com o canal da Globosat, conseguir se queimar assim tentando humilhar palmeirenses e, agora, são-paulinos", escreveu o usuário @PalmeirenseGrau.

Em campo, o São Paulo conquistou a vitória por 1 a 0 pelo Campeonato Paulista. Nenê foi autor do único gol do jogo.

Ana Carolina Silva e Leandro Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.

Mais UOL Esporte vê TV