O que a ausência de brasileiros na F-1 tem a ver com o grupo Roupa Nova

Grupo Roupa Nova posa para foto (Divulgação)
Por Lucas Pastore
Do UOL, em São Paulo
O fã de Fórmula 1 pode não saber, mas já ouviu muitas vezes o grupo Roupa Nova tocando em transmissões da Globo desde o início da década de 1980. Isso porque a banda é responsável pela gravação do Tema da Vitória, música imortalizada pelos triunfos de Ayrton Senna na categoria. Em 2018, primeira temporada sem brasileiros desde 1969, não há chances de a canção ser executada pela primeira vez desde sua criação.
O Tema da Vitória foi idealizado como música especial das transmissões da Globo para o Grande Prêmio do Brasil. Em 1981, foi composta pelo maestro Eduardo Souto Neto e gravada pelo Roupa Nova, então indicada por um amigo em comum.
"Nós tivemos muita amizade. Ele foi um cara muito importante para o Roupa. Foi depois de uma mensagem de fim de ano para a Rádio Cidade que fomos descobertos pelo Mariozinho Rocha", disse Ricardo Feghali, cantor, compositor e produtor do Roupa Nova, ao UOL Esporte.
O Tema da Vitória tocou pela primeira vez em 1983, quando Nelson Piquet venceu o GP do Brasil. No ano seguinte, embalou triunfo de Alain Prost em Jacarepaguá. Curiosamente, estreou com dois pilotos apontados como desafetos da carreira de Senna, que futuramente imortalizaria a reprodução da canção.
Foi em 1986 que a Globo decidiu mudar a utilização do Tema da Vitória, tocando a música toda vez que um brasileiro terminasse uma corrida na primeira posição. Foi assim que a canção se tornou ligada a Senna, quinto piloto mais vencedor da história da categoria e primeiro entre os nascidos no país.
"Nos orgulhamos demais. Quem não se orgulharia de ser lembrado junto à imagem de um ídolo como o Senna?", declarou Feghali.
Assim, o Tema da Vitória tocou em 39 das 41 vitórias de Senna, além de ter sido executado 11 vezes para Nelson Piquet, 11 para Felipe Massa e 11 para Rubens Barrichello. Além disso, também costuma ser reproduzido em matérias de memória da TV Globo sobre os pilotos brasileiros.
A última vez que o Tema da Vitória tocou para celebrar a vitória de um competidor nascido no país foi em 2009, quando Barrichello venceu o Grande Prêmio da Itália.
Em 2004, no aniversário de dez anos da morte de Senna, o Roupa Nova incluiu o Tema da Vitória em seu CD acústico. Compositor da canção, Souto Neto foi convidado para reger a banda na gravação.
É Roupa Nova e você nem sabia
Em novembro, em série de shows feita em São Paulo, o Roupa Nova tocou o Tema da Vitória em meio a um número sobre as músicas que pouca gente sabe que são deles. Algumas também têm ligação com a Globo, como a adaptação de Don't Stop 'Til You Get Enough, sucesso de Michael Jackson, para a abertura do Video Show e a instrumentação de Ilariê, sucesso na voz de Xuxa.
A gravação da vinheta do Rock in Rio também é de responsabilidade do Roupa Nova, assim como a composição de A Lenda, sucesso na voz de Sandy e Junior.
"Esse trecho é bem interessante, e as pessoas confundem um pouco. Por exemplo: algumas músicas não são nossas, mas a instrumentação original é. O Rock in Rio é um exemplo. Nós tocamos a primeira versão do tema, mas ele não é de autoria nossa", explicou Feghali.
Mesmo assim, a banda admite que a execução do Tema da Vitória tem sabor especial.
"A parte que mais surpreende acho que é mesmo o Tema da Vitória, que seria para quem ganhasse a competição e acabou virando o tema do Ayrton Senna. Nesse momento, a emoção toma conta da plateia. Ele foi um dos maiores ídolos do mundo", sentenciou o músico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.