Sabia? Brasil tem mais Premier League ao vivo na TV do que a Inglaterra
Campeonato de futebol mais valorizado do mundo, a Premier League arrecadou 5,1 bilhões de libras esterlinas (R$ 22,7 bilhões na cotação do dia) apenas em direitos de TV na Inglaterra. O valor exorbitante, recorde na liga, foi pago por duas emissoras locais, Sky e BT Sports, por três anos de contrato (até 2019). Ainda assim, os torcedores residentes no país não assistem a todas as partidas ao vivo no conforto de seus sofás ou nos balcões dos pubs.
O motivo? Uma regra da década de 1960 impede que partidas do Campeonato Inglês às 15h de sábado sejam exibidas ao vivo na TV. O argumento, que vigora há mais de meio século, é proteger as ligas menores de um possível desinteresse do público em uma faixa de horário que é sagrada para os britânicos fanáticos por futebol.
O veto, no entanto, tem abrangência nacional, e faz com que emissoras de outros países, que detêm a transmissão da Premier League, exibam mais jogos do que os canais britânicos. E isso inclui o Brasil.
No acordo vigente com os canais da Inglaterra, a Premier League vendeu a exibição de 168 partidas por temporada – 126 para a Sky e os outros 42 para a BT Sports.
Desde que retomou a exclusividade de exibição do torneio no Brasil, em 2016, a ESPN mostrou todos os 380 jogos do Inglês, divididos entre os três canais da emissora em TV por assinatura e a plataforma sob demanda, via internet – o Watch ESPN.
A partir da temporada 2019-20, quando um novo pacote de vendas de transmissão estará vigorando, a Premier League passará a ter jogos nas noites de sábado, uma estratégia da liga para angariar audiência também no horário nobre inglês. Serão 200 partidas ao vivo por campeonato a quem apresentar a proposta mais tentadora financeiramente.
Os jogos de sábados às 15h, obviamente, não estão contemplados no bolo.
O veto gera constantes críticas na imprensa local. Um dos argumentos é a contradição de uma liga tão valorizada não liberar para comercialização uma faixa de horário que geraria mais renda a todos os envolvidos com o espetáculo.
Mas por que justamente às 15h de sábado entraram nessa restrição? A explicação é histórica.
Na Inglaterra, a tarde de sábado é a faixa nobre do futebol há muitas décadas. Isso porque os operários terminavam seus turnos nas fábricas às 14h e tinham uma hora para se deslocarem até os estádios.
Uma questão de tradição, enfim. No Brasil, seria como privilegiar a tarde de domingo, o horário sagrado do futebol na TV.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.