Topo

"O que plantamos está sendo destruído", diz Trajano após demissões na ESPN

UOL Esporte

29/11/2017 22h31

Foto: Reprodução/ESPN Brasil

Demitido no ano passado pela ESPN Brasil, o jornalista José Trajano, ex-diretor de jornalismo do canal e debatedor do programa Linha de Passe, usou o seu perfil no Facebook para fazer um desabafo após a notícia publicada pelo UOL Esporte de novas demissões da emissora que ajudou a fundar, incluída a de um ex-companheiro de longa data, o experiente repórter Helvídio Mattos.

Fazendo referência a outros profissionais que deixaram a TV, casos de Roberto Salim e Lúcio de Castro, Trajano classificou a medida como "derrota do jornalismo esportivo".

"O que realmente esses caras querem? Foram anos de luta incessante, muita garra, enfrentamento, suor e criatividade. Era uma equipe para valer, que não tinha medo de nada. Verdadeiramente, era uma equipe. Encarava o que tivesse pela frente. E Helvidio, como o Salim e tantos outros destemidos, seguiam sempre na dianteira", enfatizou. "A demissão do Helvidio encerra um ciclo que vinha se fechando havia um tempo, com o pontapé na bunda dado em vários companheiros. Eu fui nessa leva", acrescentou.

"Estou triste e arrasado. Fundei o canal e vejo que o que plantamos está sendo destruído. A saída de Helvidio Mattos é um tapa na cara do verdadeiro jornalismo esportivo", definiu, sobre a saída do ex-colega de ESPN.

Em outro trecho, afirma: "As demissões não levam em conta o talento, o caráter, o comprometimento. Aos poucos, com frieza absurda, os manda-chuvas atuais – colocados lá por nós – vão cumprindo ordens. Não enfrentam, não colocam suas cabeças em troca, como era comum nas redações de antigamente. Estão chateados sim, porém mais preocupados com o bônus de Natal e com a marca do carro que é trocado a cada dois anos."

E finaliza: "A ESPN não acabou, nem vai acabar. O que acabou foi a nossa turma, a que ergueu aquilo lá."

Procurada pelo UOL Esporte vê TV, a ESPN Brasil informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não irá se posicionar a respeito do desabafo de José Trajano.

Confira, a seguir, a íntegra do texto do jornalista no Facebook:

A derrota do jornalismo esportivo! Helvidio Mattos, exemplo  de repórter, foi demitido da Espn assim como haviam sido Roberto Salim e Lucio de Castro, outros grandes. A desculpa de que a ordem veio de longe, lá dos States, é cruel e desalentadora. E coloca no ar a pergunta, o que realmente esses caras querem? Foram anos de luta incessante, muita garra, enfrentamento, suor e criatividade. 

Era uma equipe pra valer, que não tinha medo de nada. Verdadeiramente, era uma equipe. Encarava o que tivesse pela frente. E Helvidio, como o Salim e tantos outros destemidos, seguiam sempre na dianteira. A demissão do Helvidio encerra um ciclo que vinha se fechando havia um tempo, com o pontapé na bunda dado em vários companheiros. Eu fui nessa leva. 

Estou triste e arrasado. Fundei o canal e vejo que o que plantamos está sendo destruído. A saída de Helvidio Mattos é um tapa na cara do verdadeiro jornalismo esportivo. 

Há outros companheiros que foram mandados embora. Peguei o querido Helvidio como exemplo. Um velho repórter merece ser e ele faz jus. Há gente muito boa ainda por lá, que certamente deve estar profundamente incomodada com a situação.

As demissões não levam em conta o talento, o caráter, o comprometimento. Aos poucos, com frieza absurda, os manda-chuvas atuais – colocados lá por nós – vão cumprindo ordens. Não enfrentam, não colocam suas cabeças em troca, como era comum nas redações de antigamente. Estão chateados sim, porém mais preocupados com o bônus de Natal e com a marca do carro que é trocado a cada dois anos.

Enfim, perdemos mais essa. Mas como disse meu Mestre Darcy e que Juca Kfouri usou em recente livro 'detestaria estar no lugar de quem me venceu.'

A Espn não acabou, nem vai acabar. O que acabou foi a nossa turma, a que ergueu aquilo lá.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.