Topo

Arnaldo detona arbitragem de Lanús x River e cobra aprimoramento do VAR

UOL Esporte

01/11/2017 12h14

Lance polêmico de Lanús x River Plate (Reprodução/Sportv)

Principal comentarista de arbitragem da Rede Globo, Arnaldo Cezar Coelho fez coro às reclamações do colega de SporTV, Roger Flores, e detonou a arbitragem de Lanús 4 x 2 River Plate, na noite desta terça-feira (31), resultado que levou à modesta equipe argentina à final da Libertadores desta temporada.

Assim como Roger, Arnaldo também condenou o árbitro colombiano Wilmar Roldán pela não marcação de pênalti para o River em jogada de Scocco que termina em bola no braço de um zagueiro do Lanús. "A arbitragem do Wilmar Roldán, da Colômbia, árbitro de duas Copas do Mundo e que provavelmente vai à terceira, foi lamentável. Uma arbitragem insegurança, nervosa, com temor, uma arbitragem covarde dele", disparou, por telefone, nesta quarta-feira (1º), no programa Redação SporTV.

Para o analista global, o fato de um árbitro de pouco prestígio ter sido escalado para comandar o recurso de ajuda tecnológica VAR (Video Assistant Referee) foi outro equívoco. "Ele [Rondán] marcou um pênalti no início do jogo, bem marcado. Logo depois, 2 a 0 e aos 40 minutos tem esse lance polêmico de toque de mão, um lance interpretativo. Ele está de frente e interpretou como lance normal, só que o árbitro de vídeo em nenhum momento chega para ele e fala: 'Olha o vídeo'. Por quê? Porque o árbitro de vídeo provavelmente é um árbitro muito inferior a ele em categoria, que é o Andres Cunha, do Uruguai, que ainda não foi a uma Copa do Mundo e não tem o prestígio dele e não avisou a ele que era um lance de interpretação", argumentou Arnaldo na atração matinal.

"Foi uma arbitragem muito ruim, onde esse problema de árbitro de vídeo ficou claro que tem que ser aprimorado. É uma pessoa que está ali para ajudar, mas o árbitro tem que apitar como se não tivesse árbitro de vídeo e não usar o árbitro de vídeo como bengala", reforçou a crítica o comentarista, incomodado com a solicitação do VAR em jogada de pênalti claro, a que terminou no quarto e decisivo gol do Lanús na partida, na sua avaliação.

"Esse problema de árbitro de vídeo está ocasionando uma série de coisas. Por exemplo, nesse lance os jogadores do Lanús foram reclamar com ele, acintosamente. Ele demorou [a pedir o auxílio do VAR]. Se os jogadores do River Plate tivessem batido o tiro de meta rapidamente, ele não poderia mais pedir árbitro de vídeo. Então, tem que se aprimorar, porque os protocolos estão todos errados. Agora, na minha interpretação, foi pênalti, mas tem gente que defende que não foi, então é um lance interpretativo, mas pra mim foi pênalti", disse Arnaldo no encerramento de sua participação no programa SporTV.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.