Topo

Jornalista inglês vê xenofobia brasileira e rasga jornal ao vivo no SporTV

UOL Esporte

21/09/2017 13h07

Tim Vickery rasga jornal ao vivo no Redação SporTV (Reprodução/SporTV)

Durante debate no programa Redação SporTV desta quinta-feira (21) sobre as expulsões de jogadores brasileiros nas eliminações de Santos e Corinthians para Barcelona de Guayaquil (EQU) na Libertadores e Racing (ARG) na Sul-Americana, respectivamente, o jornalista inglês Tim Vickery, correspondente da BBC no Brasil para a cobertura de futebol sul-americano, fez um desabafo contra discursos no país contra estrangeiros. "Eu adoro estar aqui, mas tenho que ser sincero: tem um pouco de xenofobia na alma brasileira", criticou.

"Tem uma declaração de Wellington Paulista: 'Coloca um juiz de Bolívia, sei lá de onde (peruano) para complicar o jogo', sobre o primeiro gol (do Flamengo), que me parece que foi legal. 'Juiz de Bolívia, sei lá de onde e acabou com nosso sonho"', relatou Vickery para, em seguida, revoltado, rasgar um jornal na bancada do programa do SporTV, que ali havia exibido declaração do lateral corintiano Fágner, minimizando a expulsão do companheiro Rodriguinho e pregando que os brasileiros se juntassem contra a Conmebol. Na partida da Vila Belmiro, Bruno Henrique foi expulso por cuspir em jogador do Barcelona (EQU).

"É xenofobia, é baixismo, tem que acabar com isso. Juiz de Venezuela fez muito bem na semana passada, num jogo difícil entre Botafogo e Grêmio", afirmou o jornalista, inconformado.

A iniciativa repercutiu nas redes sociais e Tim Vickery mereceu elogios inclusive do colega Mauro Cezar Pereira, comentarista da ESPN Brasil: "Eu sou fã do @Tim_Vickery Jornalista de primeira, corajoso e capaz de ótimas reflexões. E ele está certíssimo, sim, há xenofobia no Brasil", concordou.

 

No Twitter, Tim Vickery voltou ao assunto que abordou na TV:

"Acho a declaração do Wellington Paulista uma vergonha- especialmente porque a tragédia do Chape mostrou uma noção de 'hermanidade' continental e sim, tem bastante preconceito contra imigrante no país onde nasci – uma vergonha total. O Brasil é complexo e contraditório – capaz de te encantar totalmente com a sua humanidade – por exemplo. Aceita que um inglês vem invadindo as suas casas fazendo críticas, e me dá muito mais importância do que eu mereço."

Saiba mais
– 'O juiz acabou com nosso sonho', dispara Wellington Paulista
– Com 2 corintianos expulsos, Fagner mostra ira e pede união contra Conmebol

Confira essas e outras mensagens no Twitter de telespectadores sobre o momento de desabafo de Tim Vickery no Redação SporTV:

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.