Topo

Por família, ex-Globo largou viagens e esporte para se dedicar a palestras

UOL Esporte

01/09/2017 04h00

Leandro Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Dani Monteiro fez sua história no esporte. Primeiro como atleta e depois como repórter de televisão. Foi assim que ela brilhou no Esporte Espetacular, SporTV e Multishow. Mas, a vida radical teve de dar uma pausa. Um novo momento. Mais família. Sem tanta aventura, mas com diversos projetos.

Desde que deixou o trabalho diário na TV – atualmente, ela faz algumas participações em coberturas de festivais pelo Multishow – Dani tem se dedicado a sua família e projetos pessoais. O objetivo é passar para frente as experiências que teve em sua trajetória de 37 anos.

"O que tem me ocupado são projetos que a vida inteira quis fazer e nunca tive tempo. É agora ou nunca. São cerca de 6 ou 7 projetos. São projetos que levam palestra, curso que estou dando. Até o final do ano quero colocar mais três para rodar. No momento, estou borbulhando. Meu marido até brincou que eu estou impossível, que mudei de meses para cá", disse em entrevista ao UOL Esporte.

"Ganhei muita coisa, estou vendo o que posso devolver. O que posso pegar que a vida me deu, a experiência, e ver como posso voltar isso, te entregar isso. Falar sobre o que eu aprendi. Estou nessa busca em um momento de gratidão por tudo que vivi. Apesar de não querer viajar, sou grata por tudo que aprendi. Quero fazer alguma coisa. Sempre quis. Não entendem, não é só por conhecer lugares, viajar é importante também por outras coisas, não sabia explicar. Agora estou pegando o que achava maneiro, finalmente, botando isso para acontecer", completou.

Um dos pontos que Dani Monteiro tenta passar em suas palestras no momento é ensinar como superar medos e desafios. Foi assim que ela teve de encarar algumas aventuras em sua trajetória como seu medo de altura e saltar de paraquedas ou medo de avião.

"Alguns momentos para mim foram de virada. Um dos momentos, falo disso na palestra, é o ápice da virada foi momento que entrei numa espiral negativo. Eu tinha medo de altura e de avião. Me lembro de uma viagem marcada para o Havaí, que eu já tinha ido algumas centenas de vezes. Desta vez, envolvia saltar de paraquedas, que eu já tinha saltado. Envolvia viajar de avião, sempre me dava crise de pânico dentro do avião, ficava tremendo involuntariamente do início ao fim da viagem. E rolou uma autosabotagem e não foi consciente", revelou.

"Resolvi olhar o passaporte, com visto, no dia da viagem, na hora de fazer o check-in. O visto estava vencido há um mês. Eu deixei uma equipe inteira no prejuízo, era uma equipe grande, estava alocada para gravar, hotéis reservados, passagem comprada. Imagina o prejuízo e não tinha como remediar. Estava com muito medo, precisei entender o que estava acontecendo, para conseguir ter momento de clareza e superação", complementou ao lembrar que a forma como superou essas situações fazem parte de suas palestras e cursos.

Antes de ser jornalista e trabalhar com esporte – ela cobriu 3 Copas do Mundo e 1 Olimpíada, Dani Monteiro teve sua história como atleta. Ela foi tricampeã brasileira de windsurfe.

"O esporte é uma coisa que para mim já foi de competição e mergulhei neste mundo profundamente. Esse mundo me abriu as portas da TV. Esportes que me davam medo e focavam em vencer limites, venci medo de altura. Mas, quando resolvi ser mãe, não deu para levar o esporte. Como sou muito intensa, só posso ter uma prioridade, que foco para dar certo. Acabei focando em cuidar da minha família. Participar desses anos iniciais dos meus filhos, porque isso não volta. São nos seis primeiros anos, que você molda a personalidade da pessoa. Você pode ensinar para elas, como enxergar o mundo", finalizou.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.