Jornalista da Rede Vida faz sucesso na web imitando narradores e comentaristas
Começando sua carreira na televisão, André Bastos já é mais conhecido que muitos colegas de profissão. Isso porque o jornalista da Rede Vida, que trabalhou na Copa São Paulo deste ano, ficou famoso no Twitter por imitar narradores e comentaristas famosos.
Fã de esportes, especialmente de futebol, Bastos, de 23 anos de idade ganhou notoriedade imitando Neto, Vanderlei Luxemburgo, Roby Porto, Byra Bello e Zé Boquinha, entre outros. Sua obra mais famosa envolveu Galvão Bueno, Walter Casagrande e Ronaldo Fenômeno em jogo da seleção brasileira.
"No intervalo jogo do Brasil nas Eliminatórias que foi 3 a 0 contra o Paraguai, eu estava sem nada para fazer. Já imitava o Casagrande faz tempo e pensei em fazer. Notei que tinha também o Ronaldo, que eu só tinha feito uma vez. Você pode reparar que o Galvão está totalmente zoado, porque eu não sei fazer o Galvão. Acabou bombando. Até gente famosa deu RT", disse o jornalista, que superou 3,3 mil curtidas, 2,8 mil retweets e 130 respostas ao postar a imitação na conta @_andrebaastos.
As primeiras "vítimas" das imitações de Bastos foram seus professores e amigos de colégio ainda em Porto Velho (RO), sua cidade natal. Na época, o agora jornalista chegou a deixar um dos docentes nervosos sem nem sequer notar sua presença.
"Tive um professor de religião no colégio. Eu sempre fazia minhas imitações primeiro para os amigos, e se eles aprovassem eu fazia para o professor. Uma vez, na sala de aula, comecei a imitar o professor, e a galera começou a rir. Eu achei que ele estava fora da sala, mas ele estava agachado. Ele chegou para mim e disse 'fica na sua que eu fico na minha', lembro até hoje. Mas depois ele viu que era brincadeira", contou.
A paixão pelo esporte foi o que colocou Bastos no caminho do jornalismo. Foi por meio de uma oportunidade na área que surgiu a primeira oportunidade para cobrir justamente o futebol, sua modalidade predileta, pela Rede Vida.
"Saí da faculdade em 2015 e tive uma proposta da empresa. Primeiro era para ficar 30 dias, e fiz a Copinha de 2016 na produção. No meio de fevereiro, tive a oportunidade de cobrir férias, depois de cobrir mais uma, e aí pude ser contratado", explicou.
Depois de viver sua primeira experiência no jornalismo ao vivo na Copa São Paulo deste ano e de ter participado da transmissão da Rede Vida do Jogo da Amizade entre Brasil e Colômbia, Bastos já se permite sonhar em ir mais longe. A Copa do Mundo é o principal objetivo de sua carreira, e Galvão Bueno, Paulo Vinicius Coelho, Tino Marcos e Mauro Naves como "time dos sonhos" de colegas em uma transmissão.
Enquanto espera o sonho se realizar ao lado dos ídolos, Bastos os homenageia com suas imitações.
Lucas Pastore
Do UOL, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.