Topo

Jornalista da Rede Vida faz sucesso na web imitando narradores e comentaristas

UOL Esporte

28/05/2017 04h00

Começando sua carreira na televisão, André Bastos já é mais conhecido que muitos colegas de profissão. Isso porque o jornalista da Rede Vida, que trabalhou na Copa São Paulo deste ano, ficou famoso no Twitter por imitar narradores e comentaristas famosos.

Fã de esportes, especialmente de futebol, Bastos, de 23 anos de idade ganhou notoriedade imitando Neto, Vanderlei Luxemburgo, Roby Porto, Byra Bello e Zé Boquinha, entre outros. Sua obra mais famosa envolveu Galvão Bueno, Walter Casagrande e Ronaldo Fenômeno em jogo da seleção brasileira.

"No intervalo jogo do Brasil nas Eliminatórias que foi 3 a 0 contra o Paraguai, eu estava sem nada para fazer. Já imitava o Casagrande faz tempo e pensei em fazer. Notei que tinha também o Ronaldo, que eu só tinha feito uma vez. Você pode reparar que o Galvão está totalmente zoado, porque eu não sei fazer o Galvão. Acabou bombando. Até gente famosa deu RT", disse o jornalista, que superou 3,3 mil curtidas, 2,8 mil retweets e 130 respostas ao postar a imitação na conta @_andrebaastos.

As primeiras "vítimas" das imitações de Bastos foram seus professores e amigos de colégio ainda em Porto Velho (RO), sua cidade natal. Na época, o agora jornalista chegou a deixar um dos docentes nervosos sem nem sequer notar sua presença.

"Tive um professor de religião no colégio. Eu sempre fazia minhas imitações primeiro para os amigos, e se eles aprovassem eu fazia para o professor. Uma vez, na sala de aula, comecei a imitar o professor, e a galera começou a rir. Eu achei que ele estava fora da sala, mas ele estava agachado. Ele chegou para mim e disse 'fica na sua que eu fico na minha', lembro até hoje. Mas depois ele viu que era brincadeira", contou.

André Bastos participou da transmissão do Jogo da Amizade pela Rede Vida (Foto: Arquivo Pessoal)

A paixão pelo esporte foi o que colocou Bastos no caminho do jornalismo. Foi por meio de uma oportunidade na área que surgiu a primeira oportunidade para cobrir justamente o futebol, sua modalidade predileta, pela Rede Vida.

"Saí da faculdade em 2015 e tive uma proposta da empresa. Primeiro era para ficar 30 dias, e fiz a Copinha de 2016 na produção. No meio de fevereiro, tive a oportunidade de cobrir férias, depois de cobrir mais uma, e aí pude ser contratado", explicou.

Depois de viver sua primeira experiência no jornalismo ao vivo na Copa São Paulo deste ano e de ter participado da transmissão da Rede Vida do Jogo da Amizade entre Brasil e Colômbia, Bastos já se permite sonhar em ir mais longe. A Copa do Mundo é o principal objetivo de sua carreira, e Galvão Bueno, Paulo Vinicius Coelho, Tino Marcos e Mauro Naves como "time dos sonhos" de colegas em uma transmissão.

Enquanto espera o sonho se realizar ao lado dos ídolos, Bastos os homenageia com suas imitações.

Lucas Pastore
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.