Topo

Âncora da Globo põe Guarani na Série C, irrita torcedores e se desculpa

UOL Esporte

07/04/2017 13h30

Um comentário de Rodrigo Bocardi, apresentador do Bom Dia SP, gerou irritação entre torcedores do Guarani. Isso porque antes da exibição de reportagem sobre a arquirrival Ponte Preta na edição de quinta-feira (6), como parte das comemorações dos 40 anos do telejornal, o âncora global, seguindo informação equivocada do repórter Léo Bianchi, disse no ar que o Bugre está na Série A3, equivalente à Terceira Divisão do futebol paulista.

"Campinas é sede de dois tradicionais times de futebol paulista, você sabe. Grita aí, quais os dois?", disse, pedindo ajuda no estúdio. "Ih, pior que eu ouvi o pessoal gritar mais Ponte que Guarani, hein?", fez graça Bocardi. "É, mas são os dois, Guarani e Ponte Preta. É que o Guarani está…", comentou o apresentador, que demonstrou desconhecer o assunto e pediu auxílio a Bianchi.

"Daqui a pouco o Léo Bianchi me conta. Guarani anda por onde, Léo Bianchi? Série C, né?", afirmou, após ouvir um "C" do repórter da Globo. "Já a Ponte está aí, jogou ontem, está nas oitavas de final do Campeonato Paulista", completou Bocardi, novamente se equivocando. "O Léo é minha colinha, vai me ajudando. Está nas quartas de final do Campeonato Paulista", corrigiu-se ali. Porém, o erro quanto à divisão em que está o Guarani e o tom do âncora incomodou telespectadores nas redes sociais, a ponto de Bocardi precisar se desculpar na edição desta sexta (7) do telejornal da Globo.

Confira, a seguir, a fala do apresentador, reconhecendo o erro, com direito a menção ao título brasileiro do Guarani, em 1978, e promessa de reportagem especial sobre o clube campineiro:

"Alô, turma de Campinas, quero falar com vocês agora. A gente precisa voltar a um assunto de ontem aqui no Bom Dia. Nessa série especial dos 40 anos estamos apresentando várias reportagens aqui, apresentamos uma ontem sobre a Ponte Preta, que é o time de futebol mais antigo do estado, contamos a história e tudo mais. Cometemos um erro durante um comentário aqui. Léo Bianchi estava comigo e ele se confundiu, disse que o Guarani está na Série C, que é a Série A-3 do Campeonato Paulista. Erramos, na verdade o Guarani está na Série B, a Série A-2 e com grandes chances de subir para a A-1, a elite dos times paulistas.

Vale lembrar que o Guarani é o único time do interior do país, como disse ontem, que conquistou o Campeonato Brasileiro, de 1978, um orgulho enorme para o nosso estado e é, claro, pessoal, turma do Bugre, que torce para o Guarani, a gente já está preparando uma reportagem especial, também. Não tem como falar das curiosidades desse estado sem (sic) deixar, por exemplo, de fora o único time do interior campeão brasileiro no Brasil. Aguarde que já, já exibiremos fatos marcantes do nosso estado. É um orgulho poder contar essa história de vocês. E aqui não tem time de futebol, não. Aqui tem apreço e respeito pelas pessoas. Valeu, Campinas!"

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.