Topo

Filha de goleiro, ex-repórter da Fox vira colaboradora da Globo no Canadá

UOL Esporte

03/04/2017 04h00

Roberta Setimi apareceu para o público do esporte no Fox Sports. Foi no canal que ela teve oportunidade de ser repórter, produtora e apresentadora. Entre os anos de 2014 e 2016, ela trabalhou na Copa do Mundo e na Olimpíada. Também dividiu a bancada do programa A Última Palavra com Renato Maurício Prado. Mas, sua passagem pelo esporte acabou depois do Rio de Janeiro. Em busca de novos projetos, ela deu um tempo na área e foi se arriscar fora do país. Alguns meses depois, ela se tornou colaboradora da Globo no Canadá.

"Depois das Olimpíadas do Rio, eu já tinha planejado ficar um tempo fora do Brasil, aprender mais uma lingua (no caso, o francês) e possivelmente fazer doutorado (já havia feito a mesma coisa em 2011, quando passei quase dois anos em Londres fazendo mestrado). Quando estava vindo para o Canadá, entrei em contato com a Mila Burns, âncora do Globo Noticia Américas, com quem eu já tinha trabalhado no Rio. Só conseguimos conversar com calma depois de uns meses que eu já estava aqui. Minha intenção era me colocar à disposição para produzir pautas quando eles precisassem, mas ela já me fez o convite para ser colaboradora. Eu adorei e topei na hora", disse Roberta ao UOL Esporte.

Antes de ir parar no Canadá, Roberta realizou o sonho de trabalhar com esporte e cobrir grandes eventos. Sua relação com esporte vem desde pequena. Afinal, seu pai, Gilson, era goleiro de futebol amador.

"Foi ótima (experiência), eu amo esportes. Realizei dois grandes sonhos da minha vida: participar da cobertura da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Também evolui muito como repórter de TV, meu trabalho ganhou mais visibilidade. Antes da Fox, eu apresentava somente na internet. Já tinha mais de dez anos de carreira no jornalismo, mas fora das redações do Rio ninguém me conhecia. Tive ótimas oportunidades, trabalhei como produtora, editora, reporter e apresentadora, aprendi muito e, principalmente, fiz grandes amigos", falou.

"Meu pai é o maior apaixonado por esportes que eu já conheci na vida. Ele acompanha tudo, sabe de tudo, lê todos os livros sobre todos os atletas que você possa imaginar. Ele foi goleiro amador e até hoje, com 64 anos, disputa campeonatos amadores de master. Então eu e minha irmã vivíamos "imersas" nessa realidade e adorávamos. Logo no início da minha carreira, antes de me formar, estagiei no esporte. Depois de trabalhar como freelancer na Olimpíada de Londres, voltei para o Brasil e veio o convite para trabalhar novamente com esporte. Seria natural atuar em uma área que sempre me foi tão familiar", completou.

Questionada sobre o interesse em voltar um dia trabalhar com esporte novamente, Roberta disse que não tem essa pretensão no momento.

"No momento não faz parte dos meus planos trabalhar exclusivamente com esporte. Estou muito animada com esse projeto de informar e contar histórias para os brasileiros que vivem aqui nas Américas. É um público muito especial. Gente que está longe da familia, dos amigos, da cultura. Por enquanto, é o que me vejo fazendo", finalizou.

Leandro Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.