Topo

E-sports viram nova "menina dos olhos" das emissoras esportivas

UOL Esporte

23/02/2017 04h00

Esqueça Libertadores, Campeonato Brasileiro e Liga dos Campeões. As competições que viraram as mais novas queridinhas das emissoras esportivas do Brasil são as de e-sports (esportes eletrônicos). Sportv, ESPN e Esporte Interativo já têm previsões de transmissões de games em sua programação.

O League of Legends ocupará parte da programação do Sportv no primeiro semestre. O Grupo Globo acertou a aquisição dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro do game tanto para TV aberta como TV fechada. Assim, ela transmitirá ao vivo 18 datas da competição, ao vivo, entre janeiro e agosto.

No segundo semestre, a emissora ainda transmitirá o e-Brasileirão, torneio de Pro Evolution Soccer com chancela da CBF.

A ESPN é outra emissora a entrar forte. Depois de uma parceria firmada com a ESL, a emissora prevê transmissão de mais de 100 eventos de games, envolvendo Clash Royale, Counter Strike e League of Legends ao longo do ano.

A emissora também tem os direitos de transmissão do Fifa. No fim de 2016, o canal chegou a promover o campeonato de FIFA Hero League em seus estúdios.

A partir de fevereiro, a ESPN+ ainda trará três programas fixos em sua programação. As atrações serão Match Making, Multiplayer e Arena e-Sports.

A programação do Esporte Interativo tem um programa diário para falar do assunto, o EI Games. Os primeiros 45 minutos são na televisão e os 15 finais são transmitidos pela internet.

Para 2017, o canal ainda negocia competições para transmitir. Em 2016, o canal teve transmissão das temporadas 1 e 2 de ELeague, de CS:GO e Overwatch da ELeague. Sem contar as competições, o Esporte Interativo exibe, em média, 300 horas por ano de programação de esportes eletrônicos no ano.

A prova do crescimento do esportes eletrônicos é que até a Globo já deu espaço para o público. Na madrugada de sábado para domingo, Tiago Leifert apresenta o programa Zero1 na emissora.

Leandro Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.