Topo

15 gafes em transmissões e programas que marcaram TV esportiva em 2016

UOL Esporte

28/12/2016 06h00

 

Depois de lembramos os momentos cômicos e inusitados e as polêmicas da TV esportiva em 2016, chega a vez de recordamos as gafes de transmissões e programas ao longo do ano. Algumas envolvem os globais Galvão Bueno, Cleber Machado e Walter Casagrande, outras André Rizek e Luiz Carlos Júnior, do Sportv, entre outros.

Confira abaixo:

TV usa escudo de outro Flamengo, o do Piauí, em entrevista de novo reforço do Mengão

(Crédito: ESPN Deportes/Reprodução)

(Crédito: ESPN Deportes/Reprodução)

Logo no início do ano, a ESPN Deportes acabou cometendo uma gafe envolvendo o Flamengo, clube mais popular do Brasil. Ao cobrir a entrevista coletiva de despedida de Federico Mancuello, que estava trocando o argentino Independiente pelo rubro-negro carioca, acabou usando o escudo do Flamengo do Piauí ao se referir ao novo destino do meio-campista naquela oportunidade.

 

Jogador Neto Berola é chamado de "Boiola" em transmissão do Sportv

(Crédito: SporTV/Reprodução)

(Crédito: SporTV/Reprodução)

Um ato falho do comentarista do SporTV, Luiz Ademar, movimentou a internet durante transmissão do Campeonato Paulista. Isso porque ao se referir ao jogador Neto Berola, então no Santos, acabou soltando um "Neto Boiola" durante análise do empate do Peixe com o São Bernardo. Telespectadores que assistiam à partida repercutiram a gafe no Twitter.

 

"Água Branca", Galvão? Narrador erra nome de adversário do São Paulo e é cornetado

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

Durante a transmissão de César Vallejo x São Paulo, partida de ida pela chamada "pré-Libertadores" de 2016, Galvão Bueno se confundiu ao falar na Globo do próximo jogo do Tricolor do Morumbi, pelo Campeonato Paulista. Em vez de Água Santa, equipe de Diadema, na região do Grande ABC, o narrador soltou um "Água Branca" no ar.  A mancada, claro, não foi perdoada pelos telespectadores nas redes sociais.

 

Cleber Machado perde gol corintiano na Libertadores

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

Traído por uma série de repetições de lances, o narrador Cleber Machado acabou perdendo gol do Corinthians contra o Santa Fe, pela Copa Libertadores. Enquanto passava a reprise de um lance corintiano, o narrador parou para ler o desempenho do Corinthians na temporada e não percebeu quando Guilherme lançou Elias, que chutou para empatar o jogo. "A geração das imagens da partida sempre fica por cargo da geração local", justificou minutos depois o narrador.

 

Esporte Interativo erra símbolo do Santos e presidente se queixa

 

(Crédito: Esporte Interativo/Reprodução)

(Crédito: Esporte Interativo/Reprodução)

Durante evento em São Paulo para a apresentação dos clubes com quem fechou contrato para transmitir na TV fechada o Campeonato Brasileiro a partir de 2019, o Esporte Interativo acabou falhando justamente com o primeiro clube de peso com quem havia chegado ao acordo, o Santos, ao exibir o escudo do tradicional clube sem as duas estrelas do bicampeonato mundial na era Pelé, em 1962/63.

De forma discreta, o presidente do Santos, Modesto Roma, esperou a apresentação e as entrevistas acabarem e falou para um pequeno grupo que o distintivo da equipe estava errado.

 

Cleber Machado grita gol antes, bola bate na trave e vira alvo na internet

 

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

Diz a máxima do futebol que não pode gritar gol. Se a bola não entra, a culpa recai sobre quem cometeu o pecado de berrar antes da hora, sem que a bola tenha atravessado a linha fatal. Pois foi o que fez o narrador Cleber Machado, da Globo, durante jogo da Liga dos Campeões, e acabou alvo da internet.

"Se movimentou Torres, chegou batendo ou driblando? Driblou, que golaço… Na trave", narrou, aos 29 min do segundo-tempo de Atlético de Madrid x Bayern de Munique, partida de ida pelas semifinais da competição europeia da temporada 2015/2016. "Era para ser mais um golaço do Atlético, pelo drible", comentou Cleber, logo após "zicar" o time espanhol e por isso virar alvo dos telespectadores nas redes sociais, irritados com o precipitado grito de gol.

 

Que confusão, amigo! Galvão chama Atlético de Madrid de Atlético Mineiro

 

(Crédito: SporTV/Reprodução)

(Crédito: SporTV/Reprodução)

Mais trapalhada de narrador da Globo em transmissão da Liga dos Campeões. Dessa vez, da final e causada por Galvão Bueno, principal voz do esporte da Globo que se confundiu e acabou chamando o time espanhol Atlético de Madrid de Atlético Mineiro.

O time comandado pelo técnico argentino Diego Simeone (e não a equipe mineira) acabaria perdendo a decisão para o rival, Real Madrid, e o narrador global virando alvo dos telespectadores no Twitter.

 

Beckham aposentado? Não para Casão em transmissão-trapalhada com Galvão

 

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

A dupla Galvão Bueno e Walter Casagrande estava bastante confusa na transmissão da Rede Globo da vitória da seleção brasileira por 2 a 0 sobre o modesto Panamá, em amistoso disputado em maio. Teve de tudo: de apreensão e corneta com o futebol do time de Dunga, crítica à CBF, passando por grito de gol indevido a trapalhadas com nomes de jogadores.

Ao falar sobre estrelas internacionais que jogam na Major League Soccer, o narrador soltou um David Villas (o correto seria Villa). Já um dos comentaristas citou David Beckham, aposentado do futebol. "O futebol americano que tem Pirlo, que tem os ingleses, me ajudem aí. Gerrard…", pediu auxílio Galvão, no que Casão devolveu "Beckham", sendo corrigido na hora pelo narrador. "Beckham não, não joga mais".

"Tem Pirlo, tem Ashley Cole, Lampard, Giovinco, David Villas (errando novamente aqui), e o grande nome do campeonato que é o Kaká", concluiu a sua lista, Galvão.

 

Ops! Rizek testa site português e palavrões vão parar na tela do SporTV

 

(Crédito: SporTV/Reprodução)

(Crédito: SporTV/Reprodução)

Ao testar ao vivo no Redação SporTV o site "Desculpa Éder", criado por portugueses para envio de mensagens com arrependimentos em relação ao antes criticado Éder, herói do título de Portugal na Eurocopa, autor do gol na prorrogação que valeu a conquista, palavrões acabaram sendo exibidos acidentalmente no ar no canal esportivo da Globosat.

"Olha que ideia bacana. Criaram um site 'DesculpaEder.com'. Éder é o patinho feio dessa seleção, um jogador que pertence ao Swansea, foi emprestado ao Lille, da França, nasceu em Guiné Bissau e ninguém entendia a convocação. Ele entrou na final, na prorrogação e marcou o gol do título", explicou Rizek.

"Vamos fazer um exercício aqui, vou botar meu nome, André Lopes, escrever aqui 'Viva Guiné Bissau' e enviar. Aí eu já apareço ali nos comentários", relatou, enquanto fazia ele próprio o teste, quando então notou logo de cara palavras de baixo calão na primeira mensagem de um internauta que postou no site. "Opa, tem vários palavrões aqui", disse, rolando rapidamente a tela.

 

Programa da Globo comete gafe ao exibir Neymar virtual com chuteira de três listras

 

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

Com intenção de apresentar inovações tecnológicas preparadas pela Rede Globo para a cobertura da Olimpíada Rio-2016, o programa Fantástico acabou fazendo Neymar surgir ali, de forma virtual, só que calçando chuteiras de três listras, característica da adidas, sendo que craque da seleção olímpica de futebol é patrocinado pela empresa norte-americana Nike, justamente a concorrente da companhia de material esportivo alemã ali retratada no calçado.

 

Apresentador não percebe ausência de jogador e comete gafe em programa de Galvão

 

(Crédito: SporTV/Reprodução)

(Crédito: SporTV/Reprodução)

Ocupando o lugar de Galvão Bueno na apresentação do Bem, Amigos!, Luiz Carlos Júnior cometeu uma gafe logo no início da atração ao fazer contato com os jogadores da partida entre Corinthians e Vitória. Primeiro, desejou "bom dia" para o lateral corintiano Fagner, depois tentou falar com o atacante Kieza, do Vitória, só que o atacante ainda não havia chegado ao estúdio montado na Arena Corinthians. "O Kieza não está lá. Eu estou conversando sem o Kieza estar lá. Perdão", desculpou-se depois de perceber a gafe.

Mais tarde, Luiz Carlos Júnior anunciou que o convidado, na verdade, não seria Kieza, mas o lateral Diego Renan. "Eu tinha prometido o Kieza para vocês. Mas vamos falar com o Diego Renan. Eu tive um problema no meu retorno virtual. Pareceu uma coisa maluca eu falar com o Kieza sem o Kieza. Então vamos falar com o Diego Renan", comentou sobre a confusão.

 

Globo erra foto de jogador do Juventude em escalação na abertura de transmissão

 

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

A Rede Globo cometeu um equívoco no início da transmissão de São Paulo e Juventude, confronto pela Copa do Brasil. Ao levar ao ar a escalação do clube gaúcho, o atacante Hugo Almeida foi confundido e apresentado pela "arte" da transmissão com a foto errada, do seu xará Hugo Nascimento, que deixou a equipe no início do ano. O erro não passou despercebido pelos internautas, que fizeram piadas com a situação.

 

SporTV também se atrapalhou em escalação do Juventude

 

(Crédito: SporTV/Reprodução)

(Crédito: SporTV/Reprodução)

No jogo de volta da Copa do Brasil entre Juventude e São Paulo, o SporTV repetiu a confusão da Globo com a foto do veterano Hugo Nascimento no lugar do correto, Hugo Almeida, na "arte" das escalações apresentada no início da transmissão. Mas o canal esportivo foi além e até jogador do São Paulo colocou na escalação da equipe gaúcha. A imagem do lateral chileno Mena, jogador do Tricolor paulista, foi usada para ilustrar o jogador Pará, do Juventude.

 

Repórter da Globo se confunde e anuncia morte da mãe de Andrés Sanchez

(Crédito: Isadora Brant/Folhapress)

(Crédito: Isadora Brant/Folhapress)

O repórter Alisson Francisco, da Rede Globo, acabou se confundindo na partida entre Corinthians e Figueirense e acabou anunciando a morte de uma pessoa errada. Ao invés de falar da mãe de Andrés Sanchez, ele falou da mãe de André Santos. "Aquele minuto de silêncio foi homenagem póstuma a mãe do André Santos, ex-lateral do Corinthians, revelado pelo Figueirense. Josefa Santos que faleceu aqui em Biguaçu, na Grande Florianópolis", disse.

Depois de mais de 20 minutos de bola rolando, Alisson voltou a chamar o narrador Cleber Machado para corrigir o seu equívoco, provocado pela Federação Catarinense de Futebol, segundo o jornalista. "Deixa eu fazer uma correção. É que o pessoal da assessoria da Federação Catarinense de Futebol acabou se confundindo ali e a comunicação não fechou. Quem morreu na verdade, até peço desculpas à família do André Santos, não foi a mãe do André Santos, e sim, a mãe do ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, a Josefa Sanchez. Está feito o registro, a correção e desculpa a família do André Santos pelo ocorrido", afirmou.

Nas redes sociais, o erro do repórter não foi perdoado e os internautas se divertiram com a situação.

 

Globo esquece Santos em lista de campeões da Copa do Brasil e irrita torcedores

 

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

(Crédito: Rede Globo/Reprodução)

O fim da transmissão da Rede Globo da final da Copa do Brasil, de conquista do Grêmio, acabou irritando torcedores do Santos. Isso porque ao exibir uma arte com a lista dos campeões do torneio, enaltecendo a liderança gremista, com cinco taças, a emissora não incluiu a equipe santista, campeã da competição em 2010.

Galvão Bueno, narrador da partida, citou um a um os times campeões, até mesmo os modestos Paulista de Jundiaí e Santo André, e nada da equipe santista. A gafe gerou manifestações inconformadas de torcedores da equipe da Vila Belmiro. Mais tarde, em participação no Jornal da Globo, Galvão corrigiu o erro e apresentou uma nova relação, agora completa, contendo também o Santos.

 

Rogerio Jovaneli
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.