Topo

Edmundo vê Ceni como escudo para diretoria do SP: "Vão demitir o ídolo"

UOL Esporte

25/11/2016 20h40

2

A contratação de Rogério Ceni para ser o novo técnico do São Paulo rendeu discussão quente no programa Expediente Futebol, do canal Fox Sports, e mais uma vez com o comentarista Edmundo, um dos debatedores ali, falando grosso na mesa esportiva, mas não só ele. Teve quem comparasse a iniciativa são-paulina à aposta da CBF em Dunga em 2006, também inexperiente como treinador, para assumir então pela primeira vez o comando da seleção brasileira.

Inicialmente, Paulo Vinicius Coelho assim avaliou a decisão do clube do Morumbi: "o maior problema da contratação agora é pro início de carreira do Rogério, é a instabilidade que vai jogar pra ele. Para o São Paulo, qualquer decisão, fosse a manutenção do Ricardo Gomes, contratação de outro nome, tipo Roger Machado, Abel Braga, qualquer decisão que se tomasse que não fosse a contatação do Rogério, depois de todo esse buchicho dos últimos meses, qualquer coisa faria o time entrar em 2017 em crise, com o técnico já balançando."

O companheiro Paulo Lima tomou a palavra e discordou de forma enfática da análise: você acha que o Rogério Ceni é o fiel da balança?", questionou.

"Eu não disse isso, você está colocando palavras na minha boca. Não é o fiel da balança. Única chance do São Paulo começar com terra limpa é ser o Rogério, porque qualquer técnico teria a sombra do Rogério, é tão óbvio isso", argumentou PVC. "Mas por quê? Não sei porque isso, Paulo. Eu não acho isso", retrucou, exaltado.

Enquanto ambos discutiam, falando ao mesmo tempo, inaudível para o telespectador, João Guilherme, narrador do canal e apresentador da atração esportiva da Fox, deu a sua opinião: "acho prematuro colocar Rogério Ceni como técnico do São Paulo. O que se falava do Dunga quando assumiu a seleção em 2006 cabe agora para o Rogério. Ele não dirigiu nada, nenhum time e vai assumir o São Paulo."

Foi então que Edmundo entrou no acalorado debate: "Eu gostaria de me pronunciar", pediu, sendo concedido o espaço pelo comandante do programa. "Na figura de único aqui na mesa que não sou jornalista, comento só que é fato. Dirigentes usam muito a figura do jornalista para passar uma ideia que não é verdadeira, para se esconderem atrás da mensagem. Já existia o desejo de dispensar o Ricardo Gomes, mas lá na vitória de 4 a 0 [sobre o Corinthians, no dia 5, pela 34ª rodada do Brasileiro] ficava impossível. Aí veio a derrota para a Chapecoense [revés tricolor por 2 a 0 no último domingo] e abriu um espaço pra que demitisse. A contratação do Rogério Ceni é, nada mais nada menos, que dar uma satisfação ao torcedor, arrumar um escudo para a eleição em abril", afirmou.

"E se o Rogério Ceni não tiver resultados satisfatórios, vão demitir o ídolo, porque eu fui atleta profissional, sou vascaíno, palmeirense, mas os clubes não têm respeito para com os seus ídolos. Só têm respeito ao resultado. Tem resultado, fica; não tem, sai, então só é bom para os dirigentes do São Paulo a contratação do Rogério Ceni", argumentou.

"Eu acho precoce para o Rogério, porque é claro que o São Paulo tá contratando um escudo, uma proteção até abril e se os resultados ajudarem, vamos lá. E se não ajudarem, é muito provável que o São Paulo fique numa situação de refém do ídolo, porque é muito mais difícil demitir o Rogério que o Ricardo Gomes", analisou PVC.

"Pro São Paulo cria um caminho limpo pra ter paz, pra não ter sombra, pro Rogério é um risco, porque projetou, e a gente tá vendo as entrevistas dele na Europa, em fluente espanhol, falando inglês fluentemente, o que dá a noção que o Rogério projeta a carreira dele [para o exterior]: se der certo, dois, três anos de sucesso no São Paulo, e o próximo passo Europa", completou.

Edmundo não gostou do que ouviu e discordou veementemente do colega comentarista da Fox, e com direito à cutucada em Paulo André, ex-Corinthians e atual zagueiro do Atlético-PR no atual Campeonato Brasileiro. "Desculpa, PVC, tem jogador aí que escreve livro, pinta quadro, diz que é bom pra caramba, só porque ele é bonitinho, tem um cabelinho. Eu tô me referindo ao Paulo André. Era craaaque, porque escrevia livro e pintava quadro. E agora você tá dizendo que o Rogério Ceni vai ser um grande treinador porque ele fala fluentemente inglês, espanhol. Não tem nada a ver. Um dos maiores treinadores do país fala 'nóis vai, nóis vem'. Vanderlei Luxemburgo", disse.

"Não foi isso que eu disse, você não entendeu", enfatizou PVC, explicando, na sequência, o que pensa do assunto: "o que eu disse foi que ele voltou da Europa falando fluentemente inglês e espanhol, o que indica que ele tá preparando o terreno para primeiro [fazer] sucesso no São Paulo, se ele tiver, depois o terreno que ele tá querendo, próximo passo da carreira, é tentar o mercado europeu. E coloquei, em seguida, que se o primeiro passo for um tropeço, der errado, então o grande risco é pra ele."

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.