Topo

Luxemburgo técnico do SP? Edmundo desaprova: "Melhor levar o auxiliar"

UOL Esporte

10/10/2016 10h56

Reprodução/Fox Sports

Reprodução/Fox Sports

Desafeto de Vanderlei Luxemburgo, o hoje comentarista Edmundo disse não aprovar que o São Paulo invista na contratação do treinador. "Acho que não seria uma boa. Ele diz que não vai treinar o time, que não precisa, que ele é executivo, que tem uma sala e administra tudo e que quem treina é o auxiliar. É melhor levar o auxiliar", disparou na mesa redonda dominical da Fox, "A Última Palavra".

"Ou eu estou errado? O nome já diz: treinador. E o cara diz que não precisa treinar o time. Então não vou recomendar para nenhum grande time do Brasil", enfatizou. "Quando o cara diz numa entrevista para o Brasil todo que não precisa treinar…".

"Ele foi o maior treinador que tive. Joguei na Europa e o brasileiro, de um modo geral, tem um problema de cumprir funções táticas, passa o tempo todo olhando a bola. Isso foi uma coisa que sempre me chamou atenção no Vanderlei. Aí agora ele diz que não precisa mais ir a campo, corrigir esses erros que o jogador brasileiro tem? Pra mim é errado", avaliou.

A bronca de Edmundo tem origem em um comentário de Luxemburgo em sua participação no programa "Aqui com Benja", também do Fox Sports. Em uma entrevista repleta de frases polêmicas, o treinador defendeu não ser necessário participar de todos os treinamentos de suas equipes.

"Eu, com a idade e conhecimento que eu tenho, preciso dar treinamento? Não preciso mais. Meu assistente faz o treinamento de posse de bola, de fundamentos. Eu digo o que quero, eles vão lá e dão tudo. Entro com a minha parte tática dentro do trabalho', afirmou Luxa.

"Tenho um escritório dentro dos clubes, entro de manhã e só saio de noite, trabalho full time. O Mourinho foi assistente do Alex Ferguson, que chegava na sexta-feira pra dar o treinamento e completar o time pra domingo. Ficava no escritório dele, na sala dele vendo. Quando comecei a fazer isso no Brasil, falaram: Luxemburgo não quer mais trabalhar", completou o treinador.

Comentaristas questionam críticas de Luxa a Guardiola

Outra declaração polêmica de Luxemburgo foi sobre o atual técnico do Manchester City, Pep Guardiola. O treinador brasileiro disse que o colega espanhol " é mais marketing do que técnico".

Paulo Vinicius Coelho, integrante da atração da Fox, observou: "O Guardiola não foi um fracasso no Bayern, ele não foi campeão da Champions League. O Guardiola não tem que ser campeão todo ano da Champions League. Ele é o mais jovem a ganhar duas. Não ganhou pelo Bayern. Depois que ele saiu do Barcelona, teve Tito Vilanova e Tata Martino e não foram campeões da Champions League. Voltou a ser campeão com Luis Enrique depois de um intervalo de quatro temporadas."

Até mesmo o comentarista de arbitragem da emissora, Carlos Eugênio Simon, discordou da polêmica declaração. "Não, aí o 'pojetu' pisou no tomate. Ninguém paga 25 milhões de euros por ano pro sujeito que é feito através de marketing. É um cara moderno, novo, 45 anos de idade, que fala cinco idiomas e que se preparou e se prepara para treinar, então foi completamente equivocado, não concordo com Luxemburgo, que aí se perdeu. Não sou eu que estou falando, é o mundo: Tá entre os três melhores técnicos do mundo."

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.