Topo

Após meses de críticas, Globo afaga a CBF com matéria sobre projeto social

UOL Esporte

07/10/2016 15h42

Untitled

Os maus resultados da seleção brasileira no primeiro semestre levaram a Globo, por meio de Galvão Bueno, a elevar o tom das críticas contra o então técnico Dunga, a CBF e o presidente da entidade, Marco Polo Del Nero.

No dia seguinte à precoce eliminação da Copa América, em 13 de junho, Galvão disse que "os problemas da seleção vão muito além das quatro linhas". E detonou: "A crise atual é herança maldita de ex-presidentes presos, indiciados ou investigados pela Justiça. E um deles permanece no poder. Será que, neste momento crítico, Marco Polo del Nero tem condições de decidir sobre o futuro da seleção brasileira?".

Quase quatro meses depois, nesta quinta-feira (6), a Globo mostrou desprendimento e generosidade com a entidade presidida por Del Nero. No intervalo de Brasil e Bolívia, Galvão convidou o espectador a assistir uma reportagem de Mauro Naves, um dos principais repórteres esportivos do canal, sobre um projeto social da CBF em Natal.

Por 60 segundos, Naves mostrou a visita do ex-jogador Jairzinho a um hospital que recebe recursos da CBF – uma reportagem claramente de caráter promocional, feita para dar uma força à entidade.

O que aconteceu nos últimos 110 dias para explicar esta mudança de comportamento? Dunga foi substituído por Tite no comando da seleção, o Brasil ganhou o ouro na Rio-2016, Neymar deixou de ser o capitão do time, como queria Galvão, e a Globo superou o Esporte Interativo na concorrência pelos direitos da Copa do Brasil a partir de 2018, num compromisso estimado em cerca de R$ 350 milhões

Del Nero continua com os mesmos problemas que tinha no primeiro semestre, mas Galvão parece não se lembrar mais disso.

Mauricio Stycer
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.