Topo

ESPN Brasil rescinde contrato com José Trajano

UOL Esporte

30/09/2016 11h35

José Trajano não trabalha mais para a ESPN Brasil. Ex-diretor de jornalismo do canal, e que nos últimos anos atuava apenas como debatedor do programa "Linha de Passe". O jornalista teve o contrato rescindido com a emissora esportiva.

A emissora anunciou a rescisão de contrato com o jornalista através de comunicado divulgado em seu site. "A ESPN rescinde contrato com José Trajano.  José Trajano teve papel fundamental na construção da ESPN no Brasil. Agradecemos suas contribuições e desejamos boa sorte nesta nova fase".

Juca Kfouri, companheiro de José Trajano de jornalismo e amigo pessoal do comentarista, escreveu em seu blog no UOL sobre o amigo. "Cabe-me dizer a todos que o admiram, como eu, que o Zé está vivíssimo e que não lhe faltam nem projetos nem ganas para realizá-los".

O repórter André Plihal da ESPN deixou uma mensagem para o amigo em seu Twitter. "Trajano sempre estará comigo. Simplesmente por "ter" muito do Trajano. Nunca faltei tanto c/a modéstia. Poucas x fui tão verdadeiro", escreveu o jornalista.

Recentemente José Trajano concedeu entrevista ao UOL Esporte e comentou sobre sua carreira, relações com outros jornalistas e até mesmo o que levou sua saída do comando do jornalismo da ESPN em 2011. A função foi assumida por João Palomino em seguida.

Também na entrevista ao UOL, o jornalista criticou jornalistas "engraçadinhos" no jornalismo esportivo, criticando que "falam um monte de asneira".

José Trajano era profissional da ESPN Brasil desde 1995. Atualmente era comentarista no canal esportivo. Um dos principais nomes da ESPN Brasil, ele começou a carreira no jornalismo impresso, no "Jornal do Brasil", publicação já extinta. Trabalhou no Correio da Manhã e foi editor do Jornal dos Sports, seu início numa função executiva, que viria a desempenhar por 17 anos na televisão, na ESPN.

O diretor geral da ESPN no Brasil, German Hartenstein, comentou a saída de Trajano e considerou o processo natural. Ele ainda teceu vários elogios ao jornalista. "O Trajano é um profissional há muitos anos da ESPN, são 21 anos de história. Ele teve uma atuação fundamental no crescimento da empresa, é um dos grandes responsáveis pelo canal estar onde está. A gente teve, ao longo dos anos, uma história muito rica, só tenho a agradecer pelo trabalho que ele fez. Assim como acontece com a carreira de muitos executivos, chega o momento em que não contamos mais com o apoio do Trajano. No meu balanço, o saldo é muito, muito positivo", disse ao UOL Esporte.

"A questão dele foi: por um período muito longo, 17 anos, ele acumulou a função executiva e jornalística. Aparecia nos programas, dirigia, cuidava da produção, programação, e era uma das grandes estrelas do nosso elenco. Houve uma segunda etapa em que ele deixou de ser executivo e passou a ser um talento, um comentarista, membro principalmente do Linha de Passe. Era uma voz forte na ESPN, teve uma fase maior e uma fase menor. Nos últimos meses, passou por uma transição até o fim do contrato", complementou.

"Gostaria de ressaltar o quanto a empresa é grata ao Trajano, a maneira respeitosa e carinhosa como sempre tratou o Trajano. Nesse momento não foi diferente, foi com muita dignidade. O Trajano sempre considerou a ESPN sua segunda casa", completou.

Antes da ESPN, que ajudou a criar, ainda como TVA Esportes, Trajano teve passagem pela TV Cultura, comentando futebol e como debatedor da mesa redonda "Cartão Verde".

 

Rogerio Jovanelli e Luiza Oliveira
Do UOL, em São Paulo

 

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.