Topo

Única da TV aberta a exibir Mundial de Futsal, Band "esconde" torneio

UOL Esporte

21/09/2016 06h00

brasil futsal

O Brasil está invicto na Copa do Mundo de Futsal após três partidas, já fez 29 gols e Falcão se tornou o maior artilheiro da história da competição. Nesta quarta-feira enfrenta o Irã, às 19h30 (de Brasília), pelas oitavas de final. Mas quem não é assinante do SporTV terá de esperar até a madrugada para assistir à partida.

Isso porque a Band, única emissora de TV aberta a exibir o torneio, optou por mostrar o jogo em VT, em um horário nada favorável. A partida irá ao ar à 1h25 (de Brasília) da quinta-feira.

Esta aliás, tem sido a prática da emissora durante todo o campeonato disputado na Colômbia. Os três jogos da fase inicial (contra Ucrânia, Austrália e Moçambique) foram ao ar bem depois da meia-noite.

Na estreia, às 20h do dia 11 (um domingo), a Band optou por exibir o programa Pânico. Na segunda partida, às 20h de uma quarta-feira (14), estava no ar a novela "Sila: Prisioneira do Amor", interrompida por 10 minutos pelo horário eleitoral obrigatório.

No último sábado, no encerramento da primeira fase, o Brasil atuou às 18h (de Brasília). Neste momento, a Band exibia o Brasil Urgente seguido do Jornal da Band.

Segundo o UOL Esporte apurou, a Band soube que poderia exibir a Copa do Mundo uma semana antes do início da competição, após receber os direitos da Globo. Porém, não fez um grande esforço para encaixá-lo ao vivo em sua grade.

"Infelizmente não temos como forçar um canal a exibir os jogos ao vivo. O que fazemos é tentar conversar para ver a possibilidade. Claro que não ter a seleção na TV aberta em um horário em que muita gente pode ver é ruim para a exposição e massificação do esporte. Até por causa disso, temos feito um trabalho grande de divulgação nas redes sociais", disse ao UOL Esporte Bernardo Caixeta, diretor marketing da Confderação Brasileira de Futsal (CBFS).

"Como o SporTV enviou uma equipe para a Colômbia, temos procurado facilitar o trabalho deles, cedendo jogadores para diversas pautas e entradas ao vivo em vários programas para aumentar esta visibilidade", completou.

Procurada para explicar a decisão sobre a exibição apenas em VT dos jogos da seleção brasileira, a Band informou por meio de sua assessoria de imprensa que não vai se manifestar.

A emissora também não quis informar se vai mostrar a final ao vivo caso o Brasil chegue lá. A partida ocorrerá no sábado (1º de outubro) às 16h30 (de Brasília).

Por Fábio Aleixo
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.