8 momentos em que comentaristas tiveram humildade e pediram desculpas na TV
A estreia do ex-jogador Edmundo na Fox Sports foi marcada por um pedido de desculpas em relação a um comentário feito por ele na Band, quando chamou o técnico Marcelo Oliveira de preguiçoso. Não foi a primeira vez que um comentarista reconheceu o erro e se retratou na TV:
1. Neto e a Ponte Preta
Ídolo do Guarani, Neto soltou uma provocação gratuita à Ponte Preta em seu programa no ano passado: "Tem time por aí que tem museu e não tem troféu. O Guarani está mal, mas nunca vai morrer. Tem time aí que está bem, mas não tem nada". A Ponte não gostou e proibiu a participação de seus jogadores em "Os Donos da Bola". Neto, então, recuou (veja no vídeo acima): "Tô pedindo desculpa ao presidente da Ponte e a todo mundo por às vezes eu passar um pouco do limite. Até porque a Ponte Preta merece respeito". Mas o clube não aceitou as desculpas: "Se a Ponte Preta é o que ele fala, por que ele quer jogador da Ponte Preta?'".
2. Neto e a seleção
"Vai tomar no c…, seleção. Vou falar do Palmeiras, velho", disse Neto sem saber que seu microfone estava aberto durante uma entrevista coletiva com o atacante Fred na preparação para a Copa das Confederações de 2013. A gafe aconteceu durante o seu programa, "Os Donos da Bola", e ele pediu perdão logo em seguida. Dois dias depois, voltou a se desculpar no "Jogo Aberto": "'A gente está aqui torcendo pela seleção brasileira e eu peço desculpas não só para os jogadores e para o Felipão. Peço desculpa para vocês, para o povo que estava assistindo a Bandeirantes".
3. Cléber Machado e o Palmeiras
Fazia pouco tempo que a CBF tinha reconhecido a Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como títulos brasileiros, e o narrador ainda não estava acostumado a chamar o Palmeiras de octa. Durante o jogo Vasco x Palmeiras no Brasileirão de 2011, ele se desculpou: "Na transmissão passada eu falei que o Palmeiras tinha quatro títulos brasileiros e alguns palmeirenses ficaram bravos. Eu estava pensando nos títulos de 1971 para cá, me esqueci que foram oficializados os títulos anteriores. Foi só esquecimento, não me entendam mal. Só esqueci, desculpa aí".
4. Primeiro de abril
Sérgio Maurício e Lito Cavalcanti transmitiam o terceiro treino livre do GP do Bahrein de 2014 no Sportv, quando em certo momento passaram a criticar a equipe Red Bull da Stock Car por pedir a cassação da vitória do piloto Felipe Fraga porque ele não tinha a carteira de habilitação. Acontece que era uma notícia falsa, uma pegadinha de primeiro de abril. "Nós dois somos bobos, caímos no primeiro de abril", brincou Sergio Mauricio ao reconhecer a falha. "Mil desculpas à Red Bull. Eles sempre foram ótimos em relações públicas, que ótimo que isso não é verdade", completou Lito Cavalcanti.
5. Fábio Seixas e Gilmar Rinaldi
No começo deste ano, o chefe de reportagem do Sportv, Fábio Seixas, e o então coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, bateram boca ao vivo no programa "Redação Sportv". Gilmar desmentiu a informação de que teria sido empresário de Diego Alves, e que a convocação do goleiro seria um caso de conflito de interesses. Uma semana depois, Seixas voltou ao "Redação" e se retratou: "Ao expor opinião minha, eu usei uma informação que vinha de uma fonte, uma informação que não se comprovou. Peço desculpas ao telespectador, peço desculpas ao Gilmar".
6. Rizek e Vágner Love
Em agosto de 2015, no "Redação Sportv", André Rizek disparou contra Vágner Love, então jogador do Corinthians: "Luciano ficou uns sete minutos mancando em campo, e vendo a partida, fiquei imaginando se ele não ficou esse tempo todo porque o Tite sabia que Vagner Love em campo é igual a Luciano 'manco'." Dias depois, Rizek mudou o tom: "O Vagner Love ouviu comentários, inclusive um que eu fiz aqui, que é inaceitável para um jornalista. Estava ao vivo e o que falei, que ele é igual jogador manco, é um desrespeito ao atleta profissional. Peço desculpas. Não poderia falar isso de nenhum jogador. É um erro da minha parte".
7. Rizek: quem morreu?
Há um ano, o apresentador do "Redação Sportv" lamentou a morte de Dudu, volante que fez história no Palmeiras. Só que o ex-jogador está vivo. No programa do dia seguinte, Rizek pediu desculpas e justificou o equívoco: "A mente humana ela tem caminhos tortuosos. Estive em Santos conversando com muitos santistas sobre o grande Zito, capitão do Santos, jogador da seleção brasileira, volante, também, que infelizmente nos deixou, e aí eu tava com alguma coisa na cabeça e cometi uma gafe aqui".
8. A conspiração de Sormani
No mês passado, o comentarista Fábio Sormani estava inconformado com o fato de o Corinthians estar na liderança do Brasileirão mesmo sem nenhum jogador convocado para a seleção olímpica. Segundo ele, um retrato da "pobreza do nosso futebol". Em sua explicação no programa "Fox Sports Rádio", ele foi longe: "Neste momento, o Corinthians não tem culpa de nada. Quando ele foi campeão da Libertadores, aí, sim, havia um plano orquestrado dentro da CBF para enfraquecer o Santos". Não demorou para torcedores corintianos bombarem a hashtag #ForaSormani nas redes sociais. Mais tarde, ele se desculpou: "'Acabei sendo bastante infeliz porque coloquei em dúvida a conquista da Libertadores de 2012. O objetivo ali era provocar o Mano [Maurício Borges] pra gente esquentar a discussão, o debate porque é a característica do nosso programa".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.