Topo

E. Interativo tenta fugir do mais do mesmo indo da Champions ao Nordeste

UOL Esporte

26/01/2016 06h01

André Henning, narrador do canal Esporte Interativo

André Henning, narrador do canal Esporte Interativo

 

Mauricio Stycer
Crítico do UOL

Disponível desde o último dia 13 para assinantes de pacotes HD da NET, a maior operadora de TV a cabo do país, o Esporte Interativo apresenta uma estrutura de programação semelhante à de seus concorrentes: muita conversa sobre futebol, algum jornalismo e a exibição de partidas de torneios internacionais.

O canal do grupo Turner se diferencia, no momento, por ser detentor dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Uefa, o filé mignon em matéria de futebol internacional. E segue também com os direitos da Copa do Nordeste, um torneio de razoável importância regional.

Por conta disso, merece elogios o esforço que o canal faz em jornalismo nestes dois universos. Os programas do EI contam frequentemente com entradas ao vivo de correspondentes em Portugal, Inglaterra, França e, sobretudo, Espanha, além, é claro, de repórteres nas principais capitais do Nordeste.

Por ter direitos também sobre reprises de jogos do Real Madrid e do Barcelona, em contratos diretos com os dois clubes, o canal conta com mais de um jornalista na Espanha. É verdade que uma delas, espanhola, tem dificuldades em se expressar na língua dos assinantes do canal.

Não é privilegio do EI, mas chama a atenção, em meio ao blá-blá-blá de inúmeros programas, que muitos comentaristas e apresentadores reproduzam cacoetes importados do rádio. Em alguns casos, a boa dicção serve apenas para disfarçar a falta de conteúdo.

Também não é um problema exclusivo do canal, mas irrita igualmente o excesso de reprises de algumas poucas partidas de futebol. Em uma mesma semana, por exemplo, o EI exibiu tantas vezes Barcelona e Athletic de Bilbao que eu já conseguia antecipar os lances.

Para quem, como eu, não tinha acesso ao EI, foi uma boa experiência passar alguns dias vendo o canal com mais atenção. Ainda que com problemas e ajustes a fazer, é visível que se trata de um investimento sério, que deve estar causando preocupação na concorrência.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.