Caio faz 40 anos. Já foi o melhor sub-20 do mundo e fez comentário polêmico
Caio Ribeiro completa 40 anos neste domingo. Estrela global, o ex-jogador e comentarista chega à quarta década de vida com uma trajetória marcada por sucesso dentro e fora de campo.
Ainda que a passagem como atleta não tenha tido um brilho de outras estrelas internacionais, na TV o comentarista da Globo pode se orgulhar de ser uma das grandes atrações da principal emissora do país.
Para celebrar o aniversário de Caio, o UOL Esporte separou alguns momentos de destaques do menino que despontou para o mundo do futebol no São Paulo e hoje brilha nas transmissões e mesas de debates do futebol.
Começo no São Paulo "campeão de tudo"
Caio Ribeiro não encarou maiores dificuldades no início de carreira. O então jovem atacante teve a sorte de ser lançado em um time que ganhava praticamente tudo. Cria das categorias de base, ele surgiu no São Paulo no início dos anos 90, onde ganhou a Supercopa Libertadores, Recopa Sul-Americana e Copa Conmebol. Em pouco mais de três anos, foram 90 jogos e 33 gols marcados.
"Melhor do mundo" e bons tempos na seleção
Mesmo sem o brilho de grandes estrelas internacionais da década de 90, Caio também teve seu momento de protagonismo. E com a camisa da seleção. Em alta no São Paulo, o atacante foi convocado para a equipe de base e se destacou como o melhor jogador do Mundial sub-20 em 1995, sendo vendido na sequência para a Inter de Milão. Pela equipe pré-límpica, chegou a marcar quatro gols no mesmo jogo (vídeo abaixo)
Volta ao Brasil e destaque no Flamengo
Sem brilho no futebol europeu, Caio Ribeiro retornou ao futebol brasileiro. Em baixa, rodou até se firmar e voltar a brilhar, o que ocorreu no Flamengo. Com quase 20 gols marcados, caiu nas graças da torcida, era apontado como "talismã" e se destacou até no gol quando acionado.
Início no Sportv
Caio encerrou sua carreira dentro dos gramados em 2005. Dois anos depois, se arriscou em outro campo onde viria a ter tanto destaque. Ribeiro fez um curso de gestão de esporte e iniciou a trajetória como comentarista na Rádio Globo e no Sportv. Em 2008, com a boa atuação na TV fechada, foi chamado para a TV Globo.
Parceria com Tiago Leifert e dobradinha no Fifa
Bem na Globo, Caio foi chamado para participar do "Central da Copa", programa da Globo durante os jogos da Copa do Mundo de 2010. Era o início de uma parceria de sucesso com o badalado Tiago Leifert. Entrosados no ar e fora dele, os dois fizeram tabelinha ainda nas narrações do jogo eletrônico de futebol "Fifa". Mais um sucesso.
Polêmica com Emerson Sheik
Nem tudo, porém, foi moleza para Caio Ribeiro nessa caminhada. Em 2014, o comentarista se envolveu em uma polêmica com Emerson Sheik, após o atacante detonar a CBF durante um jogo. O ex-jogador discordou da manifestação, defendeu a entidade e recebeu uma chuva de críticas nas redes sociais. Sempre polido, Caio se desculpou e disse ter sido mal interpretado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.