Topo

Datena estreia programa e detona Dunga: 'não gostava como jogador e pessoa'

UOL Esporte

14/08/2015 09h57

150812dunga

Com estreia na noite desta quinta do programa "O Craque e a Fera" bem no dia da convocação da Seleção Brasileira para amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos, os comandantes da nova atração do Bandsports, José Luiz Datena e Branco, não pouparam críticas a Dunga. Pegaram pesado com o técnico, sobretudo Datena.

"Não é que eu não gosto do Dunga. Na verdade, eu não gosto, mesmo, do Dunga. Não gostava como jogador, como pessoa, e não gosto como treinador. Não pode botar contra a Venezuela quatro zagueiros e dois volantes, isso não existe. Não podemos ficar com um treinador aprendendo durante as eliminatórias, que vão ser pesadas pra caramba, das mais difíceis que o Brasil irá enfrentar", detonou Datena.

E justificou ali a sua crítica. "Eu adoro o Casagrande, mas me permita discordar de que é a pior geração de todos os tempos. Não acho que é a pior geração. O grande problema é que nosso treinador precisa se adaptar à forma como os caras jogam lá fora. O Douglas Costa, que foi uma porcaria na Copa América, tá jogando bem pra caramba no Bayern de Munique.  Então, o nosso treinador continua aprendendo na Seleção Brasileira. Se pegar os jogadores que estão pelo mundo, dá para montar um bom time e classificar legal", argumentou, tendo a concordância do colega de programa, Branco.

"A gente tem individualidades. O problema é saber explorar as individualidades de cada jogador. É o que faz o Guardiola no Bayern de Munique. Infelizmente, a Seleção Brasileira na Copa América foi uma vergonha. Não conseguimos colocar um jogador na seleção dos melhores da Copa América. Já viu isso?", indignou-se o ex-jogador.

Até mesmo o convidado Muricy Ramalho fez coro à opinião da dupla, porém demonstrando acreditar mais no atual treinador da Seleção. "Acredito, sim, que dá para fazer um bom time com esses jogadores que nós temos e o Dunga vai trabalhar, com certeza, para achar um time. Temos jogadores individualmente muitos bons e temos que fazer um time, nós não temos um time."

Na atração, o ex-treinador do São Paulo falou sobre o seu afastamento do futebol e revelou como novidade uma viagem que fará a Barcelona, segundo ele para estudos, tudo intermediado pelo pai de Neymar.

"Resolvi parar um pouco, cuidar da saúde e viver mais perto da família. Há mais de 20 anos que eu não faço isso. E também estudar um pouco. Devo ir pra Barcelona no mês de outubro, ficar lá uns 15 dias com Neymar, pai do Neymar, o Ricardo Rosa, preparador físico particular do Neymar e que também foi meu preparador no Santos. Tá sendo feito um negócio bem profissional. Não vou sair daqui, pegar o avião e ir lá. O pai do Neymar tá intermediando, fazendo mandar o currículo, mandar tudo e aí aprender. Não pode parar, né?", contou.

"Os treinamentos, pelo que eu perguntei a eles, não vou ver tanta coisa diferente, a não ser a parte tática, que é importante, mas em termos de organização me interessa muito, como é que eles fazem, quero conversar com os técnicos e saber como se organizam para o Barcelona ser o melhor time do mundo, porque tem que ter um segredo. Além dos jogadores, tem que ter alguma coisa. Tô indo mais atrás da formação profissional e também da base", completou.

A iniciativa de Muricy e também de Tite, que teve um ano sabático de estudos fora do país, mereceu elogios de Datena no programa do Bandsports. Já em relação a Dunga…

"Não custa nada ter humildade de falar: 'vou lá aprender um pouquinho'. O Dunga podia fazer isso, mas não faz", bateu mais uma vez Datena, e uma vez mais contando com a concordância de Branco: "o Dunga não faz. Ele tem os conceitos dele e não sai disso", disse.

Os debatedores da atração ainda analisaram a lista de convocados da Seleção para os amistosos. Foi outro momento que Datena e Branco novamente contestaram Dunga.

"Se você não vai ter o Neymar e tem a oportunidade de convocar um cara para as eliminatórias, por que levar o Kaká? Por que não testar o Philippe Coutinho, um jogador de qualidade que aprendeu a jogar no futebol europeu, primeiro na Inter de Milão e depois no Liverpool", questionou Datena.

Já Branco comentou sobre o que acha ter motivado o técnico do Brasil a abrir mão do zagueiro Thiago Silva na convocação. "O Dunga é rancoroso, é cabeçudo. Quando ele encrenca com alguém. Acho que nem foi pelo pênalti infantil na Copa América, mas por ter reivindicado a faixa de capitão", opinou.

O convidado Muricy falou sobre Neymar, elogiando o craque brasileiro e dizendo quais eram suas instruções quando foi seu jogador no Santos. "O Neymar desequilibra, mesmo. Tive a oportunidade de trabalhar e a coisa que falava pra ele era: 'abre na esquerda e quando começarem a marcar você, vem entre os volantes e começa a confundir todo mundo, que é o que o Messi faz", relembrou.

No fim do programa, Datena explicou o porquê de não gostar de Dunga. Vem desde um episódio na Copa de 1994.

"Fiquei sem conversar com o Branco e com o Romário naquela Copa de 1994 do Parreira. Teve um boicote daquela Seleção, porque os caras começaram a atender a Globo. A Globo é assim: vai pro lado que tá ventando. Tava metendo o pau pra cacete na Seleção Brasileira. Quando viu que poderia ganhar, ela virou o jogo, e na nossa equipe só tinha cara de personalidade: Tostão, Rivellino, Mário Sérgio, e aí os caras boicotaram a gente, a Rede Bandeirantes para não dar entrevista, por isso que não gosto do Dunga."

"Então eu fiquei invocado com Branco, Romário, com o Dunga, esse pessoal, aí o Neto falou: 'o Branco é gente boa demais'. Hoje, o Romário é meu amigo e foi até testemunha minha num processo contra o Ricardo Teixeira", finalizou, indicando que apenas com Dunga é que não quer papo, mesmo.

Na estreia "O Craque e a Fera", também sobrou bronca para Neto, que havia combinado ir ao programa, mas deu o cano em cima da hora.

"A ideia nem é ter entrevistados no programa, mas o Muricy é nosso irmão, e o outro canalha que não veio foi o Neto que nos abandonou na última hora, porque ele tava convidado", queixou-se Datena, que havia ido ao "Os Donos da Bola", de Neto, no início da tarde, e, antes do programa no Bandsports, comandado o policial "Brasil Urgente", na Band. Tudo ao vivo, como a atração noturna.

Rogerio Jovaneli
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.