Topo

Avallone defende SporTV e rebate críticas de Alberto Helena

UOL Esporte

22/05/2015 06h00

 

roberto-avallone-jornalista-1369364205121_564x430

 

O jornalista Roberto Avallone, 66, fez história na TV brasileira ao comandar o Mesa Redonda, na TV Gazeta, por quase 20 anos. Estimulando debates "intermináveis" sobre futebol, em boa parte do tempo levou a emissora ao segundo lugar de audiência nas noites de domingo, atrás apenas da TV Globo. Depois que deixou o canal, em 2003, passou pela RedeTV!, pela Band e pela CNT. Há dois meses participa do Redação SporTV, no canal pago.

Extrovertido, ele conta que se adaptou bem à função de comentarista. "Estava com saudade de estar em uma TV com mais audiência. Não só com mais audiência, como com mais recursos. A repercussão tem sido muito boa. Não tenho queixa nenhuma. Não fui censurado nenhuma vez", disse ele, antes de soltar um sorriso. "Estava com saudade porque é um viciozinho que pega na gente".

Nesta semana, em uma entrevista ao UOL Esporte, o comentarista Alberto Helena Júnior se queixou do canal. Disse ter deixado a emissora por não aceitar pedidos de "moderação" em seus comentários.  Na mesma entrevista, afirmou que em certa ocasião, Avallone teria pedido a sua cabeça, quando ambos trabalhavam na Gazeta.

"Não me interessa ficar sustentando um tiroteio verbal. Consultei meu advogado e ele está estudando o caso. É aquilo que está na blog", afirmou Avallone, que desconhece o motivo de ter sido atacado. "Eu nem era o gancho da matéria. A matéria era outra. Eu caí de paraquedas, sendo achincalhado. Eu fiquei abismado. Diante desse nível, não adianta ficar explicando. Nunca pedi a cabeça. Nunca mesmo. Ainda bem que eu tenho testemunhas que trabalharam comigo. Eu não tenho esse hábito. Eu sempre falo com a pessoa olhando nos olhos".

Apesar do pouco tempo na nova emissora, Avallone afirma estar bem adaptado. "Eu tenho espaço para falar à vontade, embora eu não esteja na ancoragem. Eu mesmo, durante um certo tempo, fiquei em dúvida se eu me adaptaria ou não. Eu fiz alguns programas nesse período. O Cartão Verde, da Cultura, é muito legal, mas eu senti falta de ancorar. Fiz um programa no SBT. Fiz o Bola da Vez, na ESPN, mas tem uma certa diferença. Requer algum tempo de adaptação. Mas aqui a adaptação foi rápida pelo estilo do programa. É um programa de duas horas com três pessoas. Então você não se sente assim subalterno, comandado, um participante. Mas poderia ter isso".

Segundo ele, em seu novo trabalho, o papo é de igual para igual. "Esse tipo de programa globaliza. Globaliza é coincidência. Ele expande os limites. Expande o universo de assuntos. E te obriga até a se atualizar bastante, o que é legal". Avallone explica que não tem um contrato com tempo determinado com a emissora, mas que o acordo que foi feito com ele está sendo cumprido regiamente. "Mas pelo jeito, está caminhando bem para outras coisas".

Do tempo da TV aberta, ele guarda somente boas lembranças. "Eu fiz 20 anos Gazeta. Que era uma referência. Foi um período muito feliz. Principalmente em relação ao Mesa Redonda Futebol Debate. Teve um domingo em que a gente chegou a ganhar da Globo por 40 minutos. Foi um jogo Corinthians x São Paulo. O Corinthians eliminou o São Paulo. Era uma semifinal de Campeonato Paulista, que tinha até mais valor naquela época. O gol foi do Neto, supostamente impedido", afirma.

O sucesso do programa, segundo ele, naquela noite, se deu por conta dos entrevistados. "A gente conseguiu levar o Neto, que fez o gol. O Zetti, que sofreu o gol. O presidente do São Paulo, bravo. Era um tema efervescente. Admito que naquela época era mais fácil. Talvez hoje, não fosse assim".

Na opinião de Avallone, no período do Mesa Redonda, as TVs abertas não davam muita atenção às noites de domingo. "A Globo tinha um programa ótimo, que eu gostaria, você gostaria. Que era o Festival Charlie Chaplin. Mas não sei se atingia a massa de telespectadores. Era um festival cult. A gente ficou em segundo lugar durante muito tempo e durante 40 minutos, a glória máxima: a gente conseguiu ganhar da Globo".

Vagner Magalhães
Do UOL, em São Paulo

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.