Topo

Na base da insistência. Como filho de Sandra de Sá virou comentarista na TV

UOL Esporte

04/05/2015 06h00

Filho_Sandra_Sa
Ele é ator global, filho e empresário da cantora Sandra de Sá e dono de um requintado restaurante no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. E, desde fevereiro, conseguiu unir sua paixão pelo basquete com um novo trabalho, o de comentarista da NBA no SporTV. Este é Jorge de Sá, que virou figurinha carimbada nas transmissões do canal por assinatura.

Mas para conseguir a vaga para estar ao lado de Robby Porto e Byra Bello, os titulares do SporTV nas partidas de basquete, Jorge insistiu muito. Ele se aproveitou dos contatos que tinha na Globosat, uma vez que já havia trabalhado no Multishow apresentando o programa de variedades "Mandou Bem" e um sobre músicas chamado "0 km".

"Quando vi que o SporTV assinou com a NBA, falei com o pessoal lá e disse que queria fazer parte. Gosto muito de NBA. Saí enchendo o saco de todo mundo que conhecia. De qualquer maneira, eu estaria em casa vendo as partidas. Então por que não passar meus conhecimentos para o telespectador? Eu estava fazendo umas filmagens, mas não estava em nenhum trabalho fixo de novela. Então fui atrás disso e eles me fizeram a oferta. E está funcionando muito bem até agora. Não tenho contrato com o SporTV ainda. Faço porque sou um apaixonado pela NBA", disse Jorge, de 30 anos, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

E Jorge tem mostrado desenvoltura e bom conhecimento da modalidade e das equipes nas suas frequentes aparições na telinha.

"Eu não estudo nada. Tenho a NBA dentro de mim. É a minha terapia", afirmou.

O amor pela NBA e pelo basquete é antigo. Poucos podem saber, mas Jorge já foi jogador e por muito pouco não virou um atleta profisisonal. Ele começou a praticar a modalidade no Flamengo, quando tinha apenas cinco anos, e ganhou inúmeros títulos estaduais nas categorias de base. Como juvenil, chegou a integrar o banco de reservas da equipe principal em 2002 e 2003, época em que Oscar Schmidt era o grande astro do clube.

"Neste ano de 2003 estava iniciando minha carreira de ator e gravando 'Malhação'. E chegou a hora em que tive de optar por qual caminho seguir. Decidi parar de jogar por achar que não iria chegar ao nível que eu gostaria e também tinha a questão do salário", reconheceu o comentarista, que atuava como ala-armador.

Apesar de não ter seguido no mundo do basquete como atleta, Jorge guarda boas histórias da época em que desfilava seu talento pelas quadras. Um dos momentos mais marcantes ocorreu quando vivia nos Estados Unidos para completar a High School (Ensino Médio) e participou de um campeonato no qual pôde atuar contra atletas que hoje são astros consagrados da NBA como LeBron James e Dwight Howard.

"Isso foi em 2002. Quando acaba a temporada dos campeonatos colegiais, existe uma liga chamada AAU Basketball, na qual juntam os melhores jogadores de cada região do país. Eu morava na Flórida e joguei por uma equipe chamada Clearwater Piranhas. Fomos ganhando as partidas e chegamos à disputa do campeonato nacional na Disney, que marca o fim da temporada. E lá joguei contra o LeBron, o Howard e o Amar'e Stoudemire", contou Jorge.

E no ano passado, Jorge voltou a se encontrar com LeBron James em um evento da Nike durante a Copa do Mundo do Brasil. Isso aconteceu menos de 12 horas após o jogador anunciar por meio da revista Sports Illustrated sua saída do Miami Heat para o Cleveland Cavaliers.

"Tenho um patrocínio informal com a Nike, eles me apoiam há nove anos. E quando teve este evento me chamaram para entrevistar o LeBron. Foi bem legal. Fui o primeiro a conseguir falar com ele sobre esta mudança de time e aí falei que havia jogado contra ele naquele torneio", disse Jorge.

Afilhado de Cazuza e filho de uma das principais cantoras brasileiras, Jorge disse que nunca teve o desejo de seguir no mundo musical. Mesmo porque desde pequeno mergulhou de cabeça no basquete.

"Sempre me dediquei ao basquete e nunca me deu tempo de fazer outra coisa. Ainda assim me formei em bateria com nove anos e arranho um pouco de violão", afirmou Jorge, que tem o desejo de apresentar um programa esportivo na televisão.

Por Fábio Aleixo
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.