Topo

Não é só Homem-Aranha. Barça e Danubio estão à frente do Santos na Globo

UOL Esporte

15/04/2015 06h00

A ausência do jogo entre Santos e XV de Piracicaba na programação da Globo no domingo irritou os torcedores do time da Vila Belmiro. A presença do filme O Espetacular Homem-Aranha às 16 horas do último dia 12 foi alvo de questionamentos de santistas nas redes sociais.

Mas, o que pareceu surpreendente no domingo tem sido uma prática comum em 2015. O Santos não tem feito parte da programação da Globo, tendo menos jogos transmitidos que times internacionais como PSG, Barcelona, Danubio, San Lorenzo, entre outros.

Computando os jogos desta quarta-feira (Globo transmitirá PSG x Barcelona, e Danubio x São Paulo), a emissora chegará a 14 partidas do Corinthians, 11 do São Paulo e três do Palmeiras em 2015. Já o Santos só fez parte da programação uma única vez, no clássico contra os palmeirenses.

Em uma segunda oportunidade, no clássico entre Corinthians e Santos, o jogo foi transmitido para todo o estado, exceto para a região metropolitana de São Paulo, região levada em consideração para Ibope.

Enquanto isso, os estrangeiros têm tido mais exposição na emissora. O Danubio terá seu terceiro jogo transmitido pela Globo nesta quarta-feira. PSG e Barcelona chegam ao seu segundo jogo, mesma quantidade de San Lorenzo e Once Caldas.

Até os clubes de menor expressão de São Paulo tiveram mais espaço na grade que o Santos. Ponte Preta e Botafogo, de Ribeirão Preto, estiveram na programação em duas oportunidades. Vale lembrar que o Botafogo teve sua primeira aparição na decisão da Copa São Paulo.

Se a Globo só televisionou o Santos em uma oportunidade, a Band pode se vangloriar de ter o triplo de exposição para a equipe. Além do clássico, o canal paulista transmitiu Mogi Mirim x Santos e Santos x São Paulo.

Em nota, a Globo informou que a decisão de não transmitir as quartas de final do Santos foi por motivo de contrato, pois a emissora só tinha direito a um duelo das quartas de final.

"Pelo contrato assinado com os clubes paulistas, a Globo só tem direito a um jogo nessa rodada. Como o jogo a ser transmitido é o do Corinthians e ele foi transferido para o sábado, por decisão da Federação, nós resolvemos seguir com a transmissão no sábado", disse a assessoria do canal.

No próximo domingo, o Santos voltará a campo pelo Campeonato Paulista, mas não terá seu jogo na Globo. A emissora já anunciou a transmissão de Corinthians e Palmeiras.

*Os dados foram levantados com ajuda do site Papo de Bola, especialista em mídia esportiva.

Leandro Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.