Topo

ESPN cancela contrato de dois “Loucos”; Marcelo Duarte deixa emissora

UOL Esporte

18/03/2015 06h00

Crédito: Reprodução

Crédito: Reprodução

A ESPN alterou os contratos que possuía com os jornalistas Celso Unzelte e Marcelo Duarte, apresentadores do programa Loucos por Futebol. A emissora cancelou os vínculos fixos de ambos, e ofereceu uma nova opção, para que eles atuassem como freelancers, colaborando esporadicamente com o canal em quadros e programas especiais, como o Bola de Prata.

A última edição do Loucos por Futebol, que também contava com a participação de Paulo Vinicius Coelho, o PVC (que hoje está na Fox Sports), foi ao ar antes do início da Copa do Mundo de 2014. O programa permaneceu no ar por doze anos. Os apresentadores foram comunicados sobre o fim do programa cerca de três meses depois, em setembro. Desde então, Duarte e Unzelte fizeram participações pontuais, como a cobertura do Bola de Prata, e conversaram com o canal sobre outros projetos, mas não chegaram a uma definição.

Após a mudança de contrato oferecida nesta segunda-feira (16), Unzelte decidiu continuar no canal. Já Duarte rejeitou.

"Acho que eu preciso de coisas diferentes, então não vou continuar. E acho que eles estão certíssimos, eu não me encaixo nesse tipo de hard news [noticiário quente] que estão fazendo, não é meu perfil. Queria algo em que pudesse exercer o olhar curioso, pautas criativas, que sempre foram a minha pegada lá", explica Duarte ao UOL Esporte. Por enquanto, o jornalista não tem planos futuros, mas não fecha portas. "Eu poderia continuar fazendo coisas de vez em quando, mas pensei que de repente é uma sacudida legal nesse momento. E não vejo só possibilidades em futebol, me vejo como uma pessoa que tem múltiplos interesses e pode fazer coisas diferentes", completa.

Duarte diz que não está deixando o canal com mágoas, e afirma que pensava em continuar até a alteração de vínculo proposta. "Para mim, a ESPN foi um negócio fora do normal. Tinha uma importância muito grande na minha vida, de gostar, de me identificar. Eu achava incrível como as pessoas compravam as ideias, como eu tinha liberdade para criar, inventava umas loucuras. Fiz projetos muito legais nas Olimpíadas de Londres e Pequim, sempre mostrando um pouco de comportamento e futebol", lembra.

Com o fim do Loucos Por Futebol, Unzelte afirma que foi perdendo espaço. "O canal mudou a programação. Eles não me veem fazendo o que eu fazia antes. Não interessa como interessou um dia", explica. "O contrato foi interrompido. Rescindiu-se o contrato antigo. Ele foi feito em cima de programas que não existem mais. O contrato anterior era fixo e eu podia ser chamado para participar em qualquer um dos programas".

O novo contrato de Unzelte será por participação e terá uma tabela de remuneração ainda não definida. "Devo ser chamado para o Bola de Prata. Sou um prestador de serviço, sempre fui. Não sou dono de meio de produção. A partir de agora, devo colaborar mais com os projetos especiais da emissora. Fora isso, tenho participado do Cartão Verde, na TV Cultura, e gravo alguns vídeos para um site", conta.

Lado da ESPN 

João Palomino, vice-presidente de Jornalismo e Produção da ESPN, explica que a mudança de contrato é "absolutamente normal dentro da organização", e lamenta a saída de Duarte. "O que foi oferecido não foi rescisão, foi mudança de contrato. Rescisão significa cisão, e nunca foi nossa intenção não ter mais o Marcelo. A nossa intenção era que ele continuasse com projetos eventuais e rotineiros, que seriam mensais, e haveria uma frequência natural".

"A marca Loucos é muito forte e interessante, da qual a gente não queria se livrar. Só que a gente tem algumas circunstâncias de necessidades diárias para cumprir nossa programação ao vivo, que exige produção", justifica Palomino.

O canal pensa em manter a ideia do programa no ar, mas em outro formato, segundo Palomino. "A relação com o Loucos não pode ser de rompimento. É uma marca importante, tem que ser um quadro e a gente tem gente capacitada para fazer isso", defende, citando apresentadores como o próprio Unzelte, Dudu Monsanto, José Trajano e Juca Kfouri.

Mas Unzelte não será acionado apenas nesse formato, após o novo contrato. "O Celso seguramente vai estar no próximo Bola de Prata. É um comentarista que queremos que venha mais vezes à nossa programação, em programas como o Bola da Vez, o Bate-Bola. Ele é um estudioso, um pesquisador e um jornalista de capacidade incomum", elogia Palomino.

Palomino também enalteceu Duarte. "Me surpreendeu sinceramente a proporção que isso tomou. Achei que era uma coisa legal, que ia reafirmar nosso compromisso com ele. Espero que tenha muita sorte. Gosto dele, é diferente, estudioso e tem muito talento".

Camila Mamede e Vagner Magalhães
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.