Topo

Clássico Santos x Palmeiras supera audiência de Libertadores na Globo

UOL Esporte

12/03/2015 18h07

Em 2014, durante o Campeonato Brasileiro, a cúpula da TV Globo vetou a transmissão em São Paulo de clássicos que não tivessem o Corinthians. Na última quarta-feira (11), contudo, Santos e Palmeiras mostraram que a emissora não tinha razão para ressalvas. O confronto entre as duas equipes, válido pela nona rodada do Campeonato Paulista de 2015, teve audiência igual ou superior a três das cinco transmissões da Copa Libertadores na temporada.

A maior audiência da Globo em uma noite de quarta-feira neste ano foi registrada no dia 18 de fevereiro, quando o canal teve 33 pontos no Ibope ao mostrar a vitória do Corinthians sobre o São Paulo por 2 a 0 na abertura da fase de grupos da Copa Libertadores. O triunfo do Santos por 2 a 1 contra o Palmeiras rendeu 21 pontos.

O resultado é igual ao que a Globo havia registrado uma semana antes, quando mostrou San Lorenzo x Corinthians, jogo válido pela Libertadores. Mas supera as audiências de Once Caldas x Corinthians (20 pontos no dia 11 de fevereiro) e São Paulo x Danubio (19 pontos no dia 25 de fevereiro), outros duelos da fase de grupos do torneio sul-americano.

O clássico da última quarta-feira ainda igualou o melhor resultado que a Globo tinha obtido com um duelo entre grandes equipes no Campeonato Paulista de 2014. O recorde da emissora no ano passado havia sido a goleada do Santos por 5 a 1 sobre o Corinthians, que teve 21 pontos no Ibope.

Os 21 pontos de Santos x Palmeiras, aliás, são o mesmo que a Globo havia conseguido na decisão do Campeonato Paulista de 2014 (Santos 1 x 0 Ituano, com decisão por pênaltis e vitória da equipe do interior).

A transmissão foi a primeira da Globo para a capital paulista de um jogo do Santos em 2015. O Palmeiras só havia tido um jogo exibido para a praça (a derrota por 1 a 0 para o Corinthians, num domingo, que teve os mesmos 21 pontos).

Cada ponto no Ibope representa 67.113 domicílios conectados em São Paulo, região que é considerada referência para o mercado publicitário.

Guilherme Costa
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.