Topo

Ator depila corpo e se inspira em Cielo para ser nadador em novela da Globo

UOL Esporte

16/01/2015 06h00

Grande parte dos nadadores tem o hábito de se depilar antes de competições, para ter menos atrito e deslizar pela água com mais facilidade. Ao saber disso, o ator Guilherme Leicam decidiu fazer o mesmo para viver o personagem Gustavo, um nadador na novela Alto Astral da TV Globo, transmitida na faixa das 19h.

"Fiquei muito feliz quando recebi o papel do nadador", conta Leicam ao UOL Esporte. "Na pesquisa, percebi que os atletas depilam o corpo para ganhar milésimos de vantagem na competição, então me prontifiquei a ficar 'pelado', até baixei bem o corte de cabelo para o novo visual". O ator, que tem mantido a aparência durante as gravações, garante que não sente dor no processo, já que tem usado uma máquina de barbear.

Além da aparência física, Leicam pesquisou bastante para a construção psicológica do personagem, e sua maior inspiração foi Cesar Cielo. "Assisti a vários vídeos na internet sobre natação. Em um deles, vi o Cielo falando sobre ser um campeão e procurei trazer para as cenas do Gustavo a mesma verdade com que o vi falando", explica o ator. "Cielo tem muito foco e é extremamente profissional, procuro mergulhar o Gustavo no mesmo universo".

O papel na novela aproximou Leicam do mundo da natação. Ele passou a acompanhar o esporte, e comemorou as conquistas dos brasileiros no Mundial de Piscina Curta, disputado em dezembro do ano. O país terminou a competição em primeiro lugar no quadro de medalhas, o melhor resultado da história do Brasil no torneio. "Não tinha o hábito de acompanhar a modalidade, hoje fico mais atento por causa da construção do personagem. Torço muito pelo César Cielo, ele é um grande atleta, que passei a admirar mais ainda por causa do Gustavo".

Além de acompanhar, Leicam passou também a praticar a natação. Antes das gravações, teve aulas com uma professora e, hoje, continua nadando. "É importante para não perder o corpo do personagem, ele precisa estar em forma até o final da novela. A sorte foi que no prédio onde moro tem uma piscina semi-olímpica e, nas tardes que tenho livre, fico me dedicando a esse esporte que cada vez me envolve. E, em dias de calor, eu não poderia querer outra coisa", brinca. Para manter o físico, realiza também um treino funcional na areia, com exercícios de isometria e de resistência.

Preparo e pesquisa

Na trama de Alto Astral, Gustavo é um personagem tão focado em seus objetivos que não se importa com as consequências de suas atitudes. Interessado em ter patrocínio para sua carreira de nadador, se aliou ao vilão da novela, se sujeitando até mesmo a sofrer um acidente de carro. "O que vale para o Gustavo é o primeiro lugar, ele liga valores errados com seus desejos", descreve. "Foi preciso muita compreensão para não julgá-lo pelas suas atitudes, já que ele é negligente com os reais valores da vida. Procurei na filosofia e na psicologia entender o raciocínio preconceituoso dele".

A dedicação para viver o nadador Gustavo não é novidade para Leicam, que se mudou para o Rio de Janeiro com 13 anos, em busca da carreira de ator. "Cada personagem exige uma preparação diferente. Para meu primeiro personagem na televisão, precisei fazer Parkour [modalidade na qual os praticantes se movimentam por obstáculos, escalando muros ou saltando sobre vãos, por exemplo], que me exigiu bastante fisicamente. Em outros, tive que fazer uma preparação musical, como no caso do Laerte, que tocava flauta", conta, citando seu personagem na última novela das 21h, Em Família.

Aos 24 anos de idade, Leicam passou também a se dedicar a uma produtora, desde o fim do ano passado, a Dialética Filmes. O ator, que já fez produção e co-direção de um clipe, tem diversos equipamentos, como projetores, câmeras e lentes, mas explica que os trabalhos são mais conceituais. "Eu produzo algumas imagens que podem ser úteis na primeira reunião de um diretor com um roteirista, mas não há nenhum compromisso para que elas sejam utilizadas no filme. Nem são feitas com essa intenção, são apenas ideias iniciais, pontos de partida, um brainstorming", define.

Camila Mamede
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.