Topo

Retrospectiva: as maiores "farpas" entre esportistas e imprensa em 2014

UOL Esporte

20/12/2014 06h00


O ano de 2014 no futebol brasileiro foi marcado por diversas polêmicas dentro e fora de campo. A tensão foi tanta, que sobraram críticas e até xingamentos de personalidades do esporte direcionadas à imprensa, principalmente comentaristas e apresentadores.

Um dos momentos mais emblemáticos aconteceu já perto do fim do Campeonato Brasileiro, quando o atacante Fred fez uma espécie de desabafo principalmente contra o portal da Globo sobre um grupo de cerca de 15 torcedores que protestaram contra a equipe durante treino. O caso foi noticiado por diversos sites, inclusive o UOL.

Também teve quem literalmente perdeu a linha. Valdivia se irritou com uma brincadeira de Tiago Leifert e usou o Twitter para xingar o apresentador. O programa Globo Esporte usou o nome do camisa 10 para se referir ao jornalista pelo excesso de ausências no vídeo. E o jogador não gostou nada disso. Em post na rede social, o palmeirense se descontrolou e xingou Leifert.

Houve até mesmo acusação de "complô". Irritado após a derrota do Grêmio para o São Paulo por 1 a 0, no Brasileirão, o técnico Luiz Felipe Scolari acusou Milton Neves e Neto, ambos da Band, de campanha contra o clube gaúcho.

Veja quais foram as principais "farpas" entre personalidades e imprensa

1 – Fred contra a Globo

fred-marcou-duas-vezes-de-penalti-no-jogo-contra-o-corinthians-1417380874264_615x300

O Campeonato Brasileiro caminhava para o seu final quando Fred decidiu desabafar contra a Globo. Em novembro, após a vitória por 5 a 2 sobre o Corinthians, o atacante criticou o portal da emissora por publicar uma matéria sobre um protesto feito por torcedores contra o elenco do Fluminense.

"Posso fazer um desabafo? As pessoas têm que ter mais responsabilidade. É lamentável o portal da Globo fazer o que fez, colocar aqueles lá (o grupo de torcedores que protestou) como se representassem a torcida inteira do Fluminense. Sei que foi encomendado. A verdadeira torcida do Fluminense está do meu lado. Não sou artilheiro do Brasileiro à toa", disse, ainda na beira do gramado.

Além do portal da Globo, citado pelo jogador, outros veículos de comunicação também noticiaram o protesto de torcedores contra Fred durante a semana, inclusive o UOL. O site rebateu e afirmou repudiar as insinuações do atacante.

2 – Valdivia perde a linha com Tiago Leifert

valdivia

Valdivia também foi outro que se irritou com a imprensa, mas levou a situação bem mais a sério e chegou até mesmo a perder a linha. Tudo aconteceu em uma edição do programa Globo Esporte em agosto.  O programa da TV aberta usou o nome do camisa 10 para se referir ao apresentador Tiago Leifert pelo excesso de ausências no vídeo. E o jogador não gostou nada disso, utilizando o Twitter para xingar o jornalista.

Leifert começou a ser chamado de Valdivia no ar por outras pessoas que trabalham no Globo Esporte, em tom de brincadeira, porque estaria aparecendo pouco no ar. No fim do programa, ele chegou a colocar a mão na coxa e simular uma lesão.

A brincadeira é uma alusão ao excesso de lesões de Valdivia, sobretudo na segunda passagem do chileno pelo Palmeiras.

3 – Veto do Palmeiras a Neto

neto-band-1418752408632_615x300

Quem também se desentendeu com o Palmeiras em 2014 foi o comentarista Neto, da Band. O clube vetou a participação de jogadores palmeirenses na atração "Donos da Bola" alegando que o ex-jogador divulgava informações falsas sobre a entidade.

"Por inúmeras vezes, a diretoria de comunicação da SEP desmentiu, de forma peremptória, informações falsas divulgadas pelo apresentador, factoides que só serviram para tentar tumultuar o ambiente de tranquilidade vivido no clube desde o início desta gestão", afirmou o clube em um comunicado especial.

Neto rebateu ao dizer que o Palmeiras exercia uma espécie de ditadura e que a acusação era prejudicial.

4 – Felipão critica imprensa por "ciúme de homem"

felipao-gesticula-para-a-selecao-brasileira-na-derrota-de-7-a-1-para-a-alemanha-1405008562183_615x300

A Copa do Mundo também teve seus momentos mais tensos entre personalidades do esporte e a imprensa. Um deles foi protagonizado por Luiz Felipe Scolari. O então técnico da seleção brasileira ironizou os questionamentos sobre o encontro que teve com um seleto grupo de jornalistas.

A situação aconteceu antes da partida contra a Colômbia, pelas quartas de final do torneio. Felipão reuniu um grupo de membros da imprensa para uma conversa onde admitiu que o time sofreu com abalo emocional pela pressão de jogar uma Copa do Mundo no Brasil. Afirmou também que se arrependeu de uma convocação na lista de 23 chamados para o torneio.

Questionado sobre o encontro, o técnico rebateu de forma irônica dizendo que não poderia havier "ciúme de homem".

"Vocês todos sabem. Não tem como eu descer pra falar com todo mundo. Até porque tem uns que são meus amigos, que eu gosto mais, e vou fazer isso, como em 2002 [Copa do Mundo no Japão/Coreia do Sul]. Sentava junto com sete, oito, dez e conversava. Aqueles que não foram convidados é talvez porque eu não goste tanto ou porque na hora eu não queria conversar", explicou. "Não pode existir ciúme de homem. Pelo amor de Deus. De mulher tudo bem. De homem é brabo", completou.

5 – Rivaldo desabafa contra Galvão Bueno

rivaldo-dispara-contra-galvao-bueno-1405202852136_615x300

Ainda na Copa também teve desentendimento entre ex-jogador e comentarista. Após a derrota do Brasil para a Holanda na disputa pelo terceiro lugar do torneio, Rivaldo mandou um recado nada amistoso a Galvão Bueno.

O motivo seria o fato de o narrador ter listado uma série de ídolos que vestiram a camisa da seleção brasileira e não ter lembrado de Rivaldo. A situação teria despertado a raiva do ex-meia que foi campeão com o Brasil da Copa do Mundo de 2002, sendo um dos principais nomes da equipe.

"Não preciso do seu reconhecimento Galvão Bueno. O povo brasileiro e o mundo sabem da minha importância para a história da seleção brasileira e do futebol mundial. Nunca precisei puxar saco de ninguém da mídia. Fiz meu papel e muito bem feito. E você Galvão sabe muito bem o porquê estou falando isso. #desabafo", disse Rivaldo em sua conta official no Instagram.

6 – Juninho Pernambucano corneta prêmio da ESPN

juninho-divulgou-comunicado-e-foto-no-facebook-sobre-a-grave-lesao-na-coxa-direita-12112013-1384284153266_615x300

As farpas também pintaram entre comentaristas e canais. Juninho Pernambucano, hoje comentarista da TV Globo, deu uma bela alfinetada no prêmio Bola de Prata, organizado pela Revista Placar e pela ESPN Brasil e que elege a seleção do Campeonato Brasileiro.

No Twitter, ele contestou o prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do Campeonato Brasileiro entregue para Ricardo Goulart, do Cruzeiro. Para Juninho, outro meia do time campeão deveria ter levado o troféu.

"Acabei de ver que o Éverton Ribeiro não ganhou bola de prata. Um dos prêmios mais famosos do Brasil, perdendo credibilidade. Carta marcada?", escreveu o ex-jogador, que defendeu Vasco, Sport e Lyon, da França.

Éverton não entrou nem na seleção do torneio, diferentemente do prêmio Craque do Brasileirão, entregue pela CBF, no qual foi eleito o melhor do campeonato.

7 – Edno e o microfone cortado pelo SporTV

edno-lamenta-situacao-do-vitoria-em-ultima-rodada-do-brasileiro-2014-1417998537056_615x300

A equipe do SporTV passou por uma tremenda saia justa em outubro, durante a transmissão da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Destaque do Vitória no jogo contra o Criciúma após marcar um golaço de bicicleta, o atacante Edno desabafou contra o comentarista Carlos Eduardo Lino na saída do campo e teve o som do microfone cortado pela emissora.

Edno foi abordado pela repórter do SporTV na saída do campo do estádio Barradão e comentava a boa atuação, até que resolveu mandar o recado ao crítico.

"Um golaço, não é? Recebi a bola bem no alto. Tive a felicidade de pegar ela no ar, morreu lá no cantinho. Já tinha tentado uma vez no Japão, mas o goleiro defendeu. Fui feliz e consegui ajudar minha equipe", disse, antes de iniciar o desabafo.

"Esse gol também eu ofereço para os críticos, um desabafo. Muitas vezes minha esposa me liga e me fala dos comentários, principalmente do Sportv. O Carlos Eduardo Lino, o irmão dele [André Lino], que estou vendo lá em cima [na cabine de transmissão]. Eu não sei o que eles têm contra mim, pois sempre falam que sou isso, aquilo. Eles são catarinenses", disse, tendo o áudio cortado imediatamente.

8 – Felipão acusa Neto e Milton Neves de "complô" 

felipao-gesticula-em-treinamento-do-gremio-1417999169870_615x300

Luiz Felipe Scolari também se irritou durante o Campeonato Brasileiro. Após a Copa do Mundo e agora treinador do Grêmio, ele acusou Neto e Milton Neves, ambos da Band, de complô contra o clube gaúcho.

O técnico ficou nervoso com as críticas da dupla após a derrota para o São Paulo, por 1 a 0, em Porto Alegre. Na ocasião, o treinador xingou o árbitro Felipe Gomes da Silva ao ser expulso.

"Quando eu sai eu xinguei sim. Aliás, o STJD vai ter um defensor grande. A Bandeirantes e o Neto. Parece que eles são os defensores totais. Eles disseram que o Grêmio foi muito mal, que eu xinguei. Eu xinguei na saída", afirmou.

"Eu quero repetir. É provável que o Neto, Band e Milton Neves, todos que estão contra mim e contra o Grêmio. Eles começam uma campanha. Acho ótimo isso, aí vamos marcar umas coisas aqui no Grêmio com televisões e rádios", aumentou.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.