Topo

Fox Deportes afasta repórter por post no Instagram contra campanha social

UOL Esporte

10/12/2014 10h30

i can't breathe - Seth Wenig/AP - Seth Wenig/AP
Imagem: Seth Wenig/AP

Manifestantes protestam nos Estados Unidos e usam slogan "I can't breathe"

O canal latino Fox Deportes anunciou nesta quarta-feira (10) o afastamento da repórter mxeicana Erika Reidt. A reação da emissora deve-se a um post feito pela jornalista na rede social Instagram. No texto, ela ironizou uma campanha feita nos últimos dias por uma série de esportistas dos Estados Unidos, baseada no slogan "I can't breathe" ("Eu não consigo respirar", em tradução livre).

"Vou começar a usar uma camiseta que diga 'Eu posso respirar porque obedeço a lei'", escreveu Reidt em um post com uma foto do astro Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, um dos participantes da campanha.

A frase "I can't breathe" foi dita por Eric Garner, 43, morto em 17 de julho ao ser estrangulado pelo policial Daniel Pantaleo, com ajuda de outros agentes. O incidente aconteceu na cidade de Ferguson, em plena luz do dia, e foi filmado por Ramsey Orta, amigo da vítima.

Pantaleo foi levado a um júri na quarta-feira passada (03), mas ficou livre. O oficial terá de passar apenas por uma sindicância interna na corporação, a despeito de a técnica de estrangulamento ser proibida pela polícia nova-iorquina. Garner, que era negro, foi acusado de vender cigarros contrabandeados e não estava armado. Ele tinha seis filhos.

Desde então, astros da NFL (liga profissional de futebol americano) e da NBA (liga profissional de basquete dos Estados Unidos) apareceram usando camisetas com a frase dita por Garner no vídeo gravado por Orta. Nomes como LeBron James, Derrick Rose e Kevin Garnett participaram da campanha.

Além da ação violenta da polícia, o episódio de Garner suscitou uma discussão racial nos Estados Unidos. Em Berkeley (Califórnia), cidade com histórico de ativismo social, houve centenas de manifestantes nas ruas nos dois últimos dias.

Na terça-feira (09), o comissário de polícia de Nova York, William Bratton, fez um pronunciamento oficial sobre o caso. Segundo ele, o treinamento de oficiais na região vai mudar e passará a priorizar maneiras não violentas de realizar prisões.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.