Topo

Câmera 360º da Globo é legal, mas entrega bem menos do que promete

UOL Esporte

16/11/2014 19h10

A Globo estreou neste domingo, durante a transmissão de Flamengo e Coritiba, um recurso tecnológico nunca usado antes em uma partida de futebol no Brasil: a chamada câmera 360º .

Com múltiplas câmeras montadas ao redor do campo, a tecnologia israelense possibilita a exibição de uma jogada a partir de diversos ângulos.  Essa forma de mostrar lances já é usada em transmissões de futebol americano, por exemplo.

Quem viu o jogo pela Globo teve a oportunidade de observar que o recurso é muito legal. Pena que a emissora "economizou" na estreia.

Apesar de toda a promoção, apenas dois lances – o primeiro gol do Flamengo e o primeiro do Coritiba – mereceram ser vistos pela câmera 360º.  Depois de encerrada a partida, a Globo mostrou também o segundo gol do Coxa com este recurso.

Curiosamente, os três lances exibidos com a nova tecnologia ocorreram no mesmo lado do campo. O segundo e o terceiro gols do Flamengo, feitos do outro lado, não foram vistos.

A Globo havia dito que a nova tecnologia poderia ajudar a esclarecer lances duvidosos, também. Pois o pênalti a favor da equipe carioca, que causou dúvidas, também não mereceu o uso da câmera 360º.

Enfim, a estreia da nova câmera deixou um gosto de "quero mais". É um recurso bem bacana, que dá um ar futurista à transmissão, mas pelo jeito ainda não está totalmente pronto para uso pela Globo.

Mauricio Stycer
Crítico do UOL

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.