Globo troca F1 por desenho animado e não terá treino ao vivo na íntegra
A TV Globo não transmitirá o treino classificatório para GP da Alemanha de Fórmula 1 na íntegra, no próximo sábado. A emissora publicou sua grade de programação, e nela consta apenas a exibição do Q3, a parte final da sessão que define o pole position apenas entre os dez primeiros classificados nas tomadas de tempo anteriores e dura 12 minutos.
No lugar da Fórmula 1, a emissora optou por estender a exibição da TV Globinho, programa de desenhos animados infantis que começa por volta de 8h20. A F1 só começa na Globo, de acordo com a programação divulgada, às 9h48 (horário de Brasília). A sessão terá a volta de Galvão Bueno à narração da categoria, após a Copa do Mundo. No período do Mundial de futebol, Sergio Maurício, do Sportv, ficou no comando dos GPs da Áustria e da Inglaterra na Globo.
Para o fã de automobilismo que quiser assistir a toda a sessão, a única opção vai ficar na TV por assinatura. O Sportv, canal esportivo que pertence às Organizações Globo e normalmente transmite os treinos livres da Fórmula 1, vai exibir o treino classificatório do GP da Alemanha a partir das 9h.
Esse expediente de exibição pelo Sportv já foi usado em corridas nas quais o horário coincidia com outros eventos, como partidas de futebol do Campeonato Brasileiro no período da tarde, casos dos GPs dos EUA em 2012 e 2013, ou em casos como a visita do Papa Francisco ao Brasil, que acabou impedindo a exibição do GP da Hungria do ano passado, mas essa é a primeira vez que a Globo "racha" uma sessão com o canal fechado.
Embora esteja em baixa, a audiência da Fórmula 1 no Brasil ainda é a maior do mundo. Relatório da FOM, entidade que gerencia a categoria, divulgado no fim do ano passado mostrava que a competição tinha cerca de 77 milhões de telespectadores no país.
O Brasil não tem um título mundial na Fórmula 1 desde 1991, há 23 anos, quando Ayrton Senna conquistou o tricampeonato no Japão. Desde a morte do piloto, em 1994, apenas Felipe Massa brigou pelo título até a última corrida de uma temporada ao ficar apenas um ponto atrás do campeão Lewis Hamilton em 2008.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.