PUBLICIDADE
Topo

Globo escancara clima de fim de festa e 'abandona' cobertura da seleção

UOL Esporte

10/07/2014 06h00

O Brasil ainda tem um jogo a fazer na Copa de 2014 – enfrenta a Holanda no sábado, em duelo que vale o terceiro lugar. Para a Globo, porém, o clima já é de fim de festa. A principal emissora de TV aberta do país tirou Galvão Bueno e Patrícia Poeta do cotidiano da equipe nacional e ainda encerrou precocemente o Central da Copa, programa noturno que repercutia as notícias do Mundial.

A primeira mudança é de equipe de transmissão. Galvão Bueno, Casagrande, Ronaldo e Arnaldo Cezar Coelho, que vinham trabalhando nos jogos da seleção brasileira desde o início da Copa, serão substituídos no sábado por Luis Roberto de Mucio, Caio Ribeiro e Juninho Pernambucano, com Renato Marsiglia analisando arbitragem.

Galvão é o titular da Globo, responsável por todos os principais eventos esportivos que a emissora transmite. Em vez do jogo do Brasil, ele trabalhará no domingo, no Maracanã, na decisão da Copa do Mundo – e será acompanhado por Ronaldo, Casagrande e Arnaldo.

A última partida da seleção brasileira em Copas do Mundo que não foi narrada por ele é do Mundial de 1986, a eliminação do Brasil para a França nas quartas de final, nos pênaltis, após um empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.

Na ocasião, o narrador titular da emissora da Copa, disputada no México, era Osmar Santos, e Galvão fez apenas uma partida do Brasil pela Globo, uma vitória por 1 a 0 sobre a Argélia na fase de grupos. Desde então, foram sete Mundiais com todos os jogos do Brasil narrados por Galvão.

Na última quarta-feira, Galvão Bueno já não participou do "Jornal Nacional". Ele vinha fazendo entradas diárias ao vivo no principal noticiário da Globo, diretamente da Granja Comary, acompanhado por Patrícia Poeta.

Em vez disso, Patrícia Poeta apresentou o programa da bancada, ao lado de William Bonner. A jornalista comemorou ter voltado após 39 dias de ausência. "É a única boa notícia trazida pela Copa do Mundo nas últimas 24 horas", brincou Bonner.

O bloco de esportes do noticiário teve uma conversa de Bonner com o narrador Cleber Machado, que falou sobre a semifinal entre Argentina e Holanda. Depois, o repórter Mauro Naves falou sobre o dia da seleção brasileira.

A derrota da seleção brasileira por 7 a 1 para a Alemanha ainda levou a Globo a encerrar o Central da Copa. O fim da atração, programa que encerrava a programação esportiva da Globo em dias de jogos do Brasil, foi anunciado na edição da última terça-feira.

"Essa é a última Central da Copa porque o Brasil não vai para final, infelizmente. E a gente vai se despedindo aqui", disse Alex Escobar, que comandava a atração ao lado de Tiago Leifert.

* Na quinta-feira, a Globo anunciou que mudou de ideia e confirmou que Galvão Bueno vai narrar o jogo entre Brasil e Holanda no sábado, no estádio Mané Garrincha. Segundo a emissora, a confirmação inicial de que Luis Roberto trabalharia no jogo foi feita porque havia um temor sobre questões logísticas.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2014/07mai2014—muitas-cameras-filmaram-e-fotografaram-felipao-durante-a-convocacao-do-tecnico-para-a-copa-do-mundo-1405010268078.vm')

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.

UOL Esporte vê TV