Topo

Depois de Felipão reclamar, Globo faz leitura labial de Cristiano Ronaldo

UOL Esporte

29/06/2014 23h43

 crCrédito: Reprodução/TV Globo

"Uma grande palhaçada", definiu Felipão, em uma entrevista coletiva, a respeito do expediente usado por algumas emissoras para descobrir o que o próprio técnico e seus jogadores falam durante uma partida. Por meio de especialistas em leitura labial, a Globo explora esse filão já há muitos anos.

A explosão do técnico não foi dirigida a nenhuma emissora em especial, mas todo mundo entendeu o recado. Na estreia da atração, nesta Copa, o programa dominical da Globo havia dissecado as palavras de Felipão, Parreira e Marcelo, entre outros integrantes da seleção durante o jogo entre Brasil e Croácia.

Já sabendo do incômodo que a leitura labial causa, Renata Vasconcellos disse, ao introduzir o quadro: "Felipão que nos desculpe". Na semana seguinte, os alvos foram Iniesta e Vicente del Bosque, entre outros personagens de Espanha e Chile.

No primeiro domingo depois da bronca de Felipão, o alvo do "Fantástico" foi Cristiano Ronaldo. O quadro, bem chocho, mostrou duas ou três palavras do jogador e de seus companheiros de seleção na partida contra Gana, que selou a eliminação de Portugal da Copa.

Em 2006, o quadro já havia causado uma enorme confusão. Carlos Alberto Parreira, então técnico da seleção, ficou furioso ao ver suas palavras em campo, durante a vitória brasileira por 4 a 1 sobre o Japão, "traduzidas" por um especialista em leitura labial do "Fantástico". No dia seguinte, no "Jornal Nacional", Fátima Bernardes apresentou um pedido formal de desculpas da emissora ao técnico.

Dunga e Jorginho também foram alvo da leitura labial em 2010, mas naquela Copa a Globo não precisou pedir desculpas, já que suas relações com o técnico sempre foram péssimas.

Ainda faltam dois domingos até o final da Copa de 2014. Se a Globo não mostrar mais as palavras de Felipão no "Fantástico", será a prova de que a reclamação do técnico, de fato, funcionou.

Mauricio Stycer
Do UOL, no Rio

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.