PUBLICIDADE
Topo

UOL Esporte vê TV

Acusado de ofender Nordeste, escritor desabafa: "f...-se as redes sociais"

UOL Esporte

24/06/2014 23h46

peninhaFoto: Reprodução/Sportv

O jornalista e escritor gaúcho Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, desabafou nesta terça-feira (24) após ser acusado de discriminação por uma afirmação que fez em relação ao Nordeste brasileiro no programa "Extraordinários", do Sportv.

Na semana passada, Peninha, que tem na irreverência uma de suas características mais fortes, falava sobre a presença holandesa no Nordeste brasileiro no século 17 quando soltou a frase polêmica.

"A Holanda juntou o útil de ocupar a área açucareira do Brasil, porque todo o açúcar era refinado na área rica do Brasil – aquela bosta lá do Nordeste", disse. "Isso é uma piada", falou, na sequência.

O comentário gerou revolta em alguns telespectadores, que chegaram a abrir uma petição pública pedindo processo criminal contra Eduardo Bueno por discriminação. O jornalista também foi muito criticado nas redes sociais pela afirmação.

Nesta terça, Peninha desabafou sobre o assunto no programa. "Eu tenho que falar um tema sério, sério de verdade. Não é brincadeira, é um pronunciamento. O negócio é o seguinte: eu quero declarar guerra! Guerra a nordestino babaca! Está cheio de nordestino babaca e eu conjuro e chamo todos os nordestinos verdadeiros que amam o Nordeste como eu. Eu conjuro e chamo aqui nesta sala Pierre Verger, que não era nordestino, era francês, mas sabia tudo de lá. Eu chamo Carybé, aquele homem maravilhoso que eu conheci, Antonio Risério, Leonardo Dantas, Xico Sá, Torquato Neto, que a gente cantou aqui", listou o comentarista.

"Pra encher meu saco no Twitter, ficar de piu, piu, piu, pra encher meu saco em rede social. Pra entrar em protesto contra mim tem que ter lido pelo menos quarenta livros sobre o Nordeste. Tem que ter lido Rui Facó, tem que ter lido 'Geografia da Fome', do Josué de Castro, tem que ter lido 'Nordeste', do Gilberto Freyre, tem que ter lido Euclides da Cunha. Tem que ter lido!", continuou.

"O Nordeste que eu conheço. O Nordeste que eu adoro. O Nordeste que eu sei a formação geológica. Todos vocês que são babacas, f…-se as redes sociais. Se quiserem fazer protesto contra mim, façam. É o seguinte: chega dessa ditadura desses babacas de Twitter. Quer brigar comigo? Vem, mas leia quarenta livros e ame e venere o Nordeste como eu amo e venero o Nordeste. É isso aí! Tem uma petição pública querendo me processar. Pegaram o cara errado!", concluiu.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.

UOL Esporte vê TV