Topo

Ordem para Massa deixar passar. Sportv morde, Globo assopra

UOL Esporte

31/03/2014 06h00

As emissoras que transmitem a Fórmula 1 tiveram discursos bem diferentes em relação a ordem da Williams para que Felipe Massa deixasse o companheiro Valtteri Bottas passar. A Globo contemporizou, enfocou a situação pelo lado da equipe.

Na Sportv não teve conversa. O pedido foi considerado esdrúxulo pelo narrador Sérgio Maurício que classificou Bottas como um "frangote" e que não via motivo para o brasileiro permitir a ultrapassagem.

A saia-justa ocorreu quando faltavam três voltas para o final do GP da Malásia e Massa estava em sétimo lugar. Neste momento houve uma repetição do que aconteceu nos tempos de Ferrari durante o GP da Alemanha em julho de 2010, quando o brasileiro recebeu pelo rádio a mensagem "Fernando (Alonso) está mais rápido que você" na tradução livre do inglês (Fernando is faster than you).

Desta vez, o brasileiro não tirou o pé e seguiu em frente. A Globo não tomou partido de Massa. Como quem coloca panos quentes, o comentarista Luciano Burti disse que a equipe estava fazendo o melhor para ela porque Bottas poderia passar Jenson Button, o sexto colocado.

Logo depois, Burti mudou o assunto para a ultrapassagem de Fernando Alonso. Até a bandeirada final, em nenhum momento a posição da Williams foi criticada pelo narrador ou os comentaristas da Globo que transmitiam a prova.

Enquanto isso, de cara o Sportv deixou claro que não concordava com a ordem. "Não estou acreditando no que estou ouvindo", reagiu imediatamente o narrador Sérgio Maurício.Vendo que o brasileiro não ia facilitar, resumiu o que pensava da situação.

"Falei que ele não ia deixar passar de jeito nenhum, ordem esdrúxula do boxe da Williams, custei a acreditar no que estava ouvindo."

O comentarista Lito Cavalcanti acrescentou que "Felipe Massa finalmente se rebela contra essa coisa impugnante de ordem de equipe. Ele tem que deixar claro que não aceita este tipo de jogo". Para finalizar, o narrador declarou "e para quem? Pra o frangote do Bottas".

A orientação da Willians também foi notícia na imprensa internacional. O britânico Daily Mail, mesmo país da Williams, classificou a mensagem vinda do rádio de "humilhante" e recordou o caso da Alemanha em 2010. O jornal afirmou que Massa foi o centro de uma série embaraçosa de ordens da equipe".

O canal britânico de TV BBC escreveu no resumo da corrida que Massa defendeu seus interesses. A emissora destacou a opinião do ex-piloto Niki Lauda, que representa a Mercedes, e concordou com a postura do brasileiro. "Pilotos de corrida correm por eles mesmos, eu teria feito exatamente o mesmo, e os meus pilotos também", garantiu o tricampeão da categoria.

O espanhol Marca também lembrou do episódio do GP da Alemanha de 2010 e ressaltou que desta vez Massa se fez de surdo.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.