Topo

Os 14 programas esportivos mais inusitados da TV. Tem até duelo de choro

UOL Esporte

26/03/2014 06h00

Você está cansado de ver futebol, vôlei e MMA na TV? Então que tal ir um pouco além e ousar com alguns esportes menos tradicionais? De reality shows a game shows com disputas nada convencionais, os canais já apostaram em algumas bizarrices impensáveis.

Recentemente, nos EUA, o canal AMC lançou mais uma versão das dezenas de reality shows que já povoam a TV. O assunto da vez é o braço de ferro, num programa cheio de testosterona que mostra os bastidores e as disputas no maior estilo Falcão – aquele personagem vivido por Sylvester Stallone.

Mas não é só. Há reality shows de saltos ornamentais, programas com disputas de homens contra animais e, claro, competições com mais cara de gincana das Olimpíadas do Faustão do que de esporte – mas que valem a pena dar uma olhada! Veja só:

1 – Reality de braço de ferro

Estava com saudades de Falcão, o astro das telonas no braço de ferro? O canal AMC, dos EUA, lançou recentemente um reality show só sobre a modalidade. Movido a muita testosterona o programa "Game of Arms", no qual equipes de diversas cidades são acompanhadas. Nele são mostrados treinos, bastidores e, claro, as competições, com direito a sangue, suor e lágrimas dos fortões

2 – Saltos ornamentais dos famosos

Um reality de saltos ornamentais? É isso mesmo… O "Celebrity Splash" surgiu na TV americana – mais precisamente na ABC – para colocar famosos nas plataformas, enfrentando o medo de altura para saltarem graciosamente numa piscina. Até o astro do basquete Kareem Abdul-Jabbar entrou na onda. Achou estranho? Então saiba que logo mais você vai ver essa competição no Caldeirão do Huck, que promete fazer uma disputa nos mesmos moldes, chamada "Saltibum" (Leia mais)

3 – MMA de duplas à la Olimpíadas do Faustão

A Rússia sempre surpreende. E na TV surgiu uma novidade que os fãs de MMA não esperavam. É uma disputa de duplas, com o detalhe de não ocorrer num ringue ou octógono. Os lutadores vão se batendo num percurso digno de Olimpíadas do Faustão. Bizarro é pouco.

4 – Marmelada combinada?

Reality show. Realidade, diz o nome do gênero. Mas um programa mostrou que não é preciso ser tão real assim para se ter vez na TV. Afinal, até a luta livre ganhou espaço, com o WWE Tough Enough. O objetivo era encontrar quem seriam os novos astros dos combates em clima de marmelada que são tradicionalíssimos nos Estados Unidos.

5 – Touro mecânico com torta na cara

Meio fim de semana de rodeio, meio "Passa ou Repassa", essa disputa na TV japonesa combinou duas disputas inusitadas. Enquanto as garotas seminuas tentam se equilibrar no touro mecânico, elas também têm de acertar tortadas nas caras dos rivais. Será que dá para virar esporte olímpico para os Jogos de Tóquio-2020?

6 – Quem chora mais?

Uma das definições de esporte no dicionário fala na realização de "jogos competitivos". Chorar não exige muito fisicamente, mas no caso deste programa virou uma competição. Sim, estes japoneses estão disputando para ver quem chora mais…

7 – Homem x Fera

 

Quem vence um duelo de cabo de guerra: um lutador de sumô ou um macaco? Quem come mais salsichas de uma vez, um homem ou um urso? São estes tipos de pergunta que o programa "Man vs Beast" tentava responder. Chocante, mas real, foi ao ar no começo dos anos 2000 nos EUA, recebendo diversas críticas dos defensores dos animais.

8 – Olimpíadas do Faustão turbinadas

Se você curtia assistir às Olimpíadas do Faustão e tinha como sonho dar uma de atleta e mostrar seu talento, fôlego e espírito aventureiro nos circuitos que via no Domingão, vai gostar do Wipeout. É tudo aquilo, mas multiplicado por dez. Foi ao ar em 2008, nos EUA.

9 – Sumô gigante

 

Sumô gigante? Parece redundância. Mas não é. O Japão – sempre ele – inventou um game show em que bonecos gigantes de lutadores de sumô são controlados por competidores e tem que duelar pelo título.

10 – Futebol de binóculos

 

Você já viu todo tipo de futebol. Mas essa versão hilária é algo que não gera menos que gargalhadas. Isso porque os jogadores estão de binóculos e o desafio inicial é achar a redonda. Hilário

11 – Boliche maluco

 

Na linha do futebol de binóculos, outro esporte tradicional com um toque de bizarrice é este boliche tonto. Nunca foi tão difícil escapar das canaletas

12 – Gladiadores americanos

Este programa fez sucesso na TV americana e foi ao ar entre 1989 e 1996. O clima é de Olimpíadas do Faustão, mas com um detalhe a mais: as competições envolvem disputas cara a cara, dando um quê de lutas para a competição. Tudo em circuitos cheios de obstáculos, é claro.

13 – Reality de tiro (não tão) esportivo

Americanos têm uma incrível tara por armas. Era de se esperar que isso fosse acabar num reality show, não é? Foi o History Channel quem fez a aposta e conseguiu emplacar cinco temporadas com competidores disputando para ver quem atirava melhor em provas diversas. E valendo prêmio: US$ 100 mil

14 – Tourada dos famosos

 

Já deu para notar que existem reality shows sobre tudo, não é? Mas o que dizer de celebridades que topam experimentar os riscos de uma tourada? Pois é, este programa surgiu em Portugal e teve todos aqueles elementos tradicionais de um reality, mas com seu ápice nas arenas e nos embates "homem x fera".

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.