Topo

Nova parceira da Globo, Rede TV! planeja ampliar aposta em esporte

UOL Esporte

21/11/2013 06h00

O próximo ano vai ser especial para o esporte no Brasil, país que voltará a receber a Copa do Mundo de futebol após um hiato de 64 anos. O torneio vai ser exibido na TV do país por Bandsports, ESPN, Fox Sports e Sportv, contingente inédito na história. No entanto, uma emissora que não transmitirá o evento também quer aproveitar 2014 para intensificar a aposta no segmento esportivo. Nova parceira da Globo para a Série B do Campeonato Brasileiro, a Rede TV! faz planos para ampliar a presença desse tipo de conteúdo na grade de programação.

A Série B do Campeonato Brasileiro, na verdade, vai voltar para a Rede TV!, emissora que exibiu o torneio entre 2005 e 2010. No ano seguinte, a Globo passou a ceder as imagens da competição para a Bandeirantes, que tem mostrado a segunda divisão nacional até a atual temporada.

Consultadas pela reportagem do UOL Esporte, Globo e Rede TV! negaram qualquer acerto sobre a Série B. "Nós estamos pensando em bastante coisa, e o futebol vai seguir sendo importante para nós. Mas não vamos falar sobre nenhuma conversa", disse Américo Martins, superintendente de esportes e jornalismo da emissora paulista.

LEIA TAMBÉM

  • Milton Neves diz que tirou Renata Fan da sarjeta e lembra briga com Avallone
  • Marcelo Rezende se orgulha de "caça" a Ricardo Teixeira: "Sentiu o pepino"
  • Luis Roberto lembra choro após morte de Senna e vê sorte com golaços

Contudo, a parceria já está alinhavada entre Rede TV! e Sports Promotion, empresa de marketing esportivo que controla os direitos de mídia da Série B. A parceria terá pelo menos três anos de duração, e os valores envolvidos no negócio são mantidos em sigilo.

O interesse da Rede TV! pela segunda divisão coincidiu com um momento conturbado para o Grupo Bandeirantes, que já pretendia abrir mão da competição. O atual detentor dos direitos chegou a registrar sete pontos de Ibope e 18% de participação entre os televisores ligados quando mostrou no início de novembro o empate por 1 a 1 entre Paraná Clube e Palmeiras – cada ponto equivale a 61.952 domicílios sintonizados na Grande São Paulo, região que é referência para o mercado publicitário.

A segunda divisão ampliará o pacote de propriedades de futebol na Rede TV!, que exibiu em 2013 a Copa Paulista, o Campeonato Paulista sub-20 e a Série A2 do Campeonato Paulista. Mas essa não será a única aposta do canal no esporte.

"O esporte sempre esteve no DNA do canal. Vamos seguir apostando nisso e buscando sempre mais produtos. O futebol vai continuar sendo um grande foco, mas também vamos pensar em outras modalidades", afirmou Martins.

Em 2013, a Rede TV! mostrou ao vivo o jogo de pré-temporada que a NBA (liga profissional de basquete dos Estados Unidos) fez no Rio de Janeiro. Além disso, o canal mostrou eventos de esportes radicais e automobilismo.

"Na maioria dos casos, as experiências que tivemos com o esporte deram muito certo. Tivemos muitos eventos positivos, como o UFC, que bombou quando foi transmitido aqui. Acredito muito no esporte como um grande diferencial para a TV. E não só nosso", completou o superintendente da emissora paulista.

Questionado sobre os caminhos possíveis para uma expansão do esporte na Rede TV!, Américo Martins tergiversou. O superintendente disse apenas que as apostas da emissora serão baseadas em dois pilares: futebol e outros esportes. No segundo grupo, as modalidades radicais terão atenção especial.

"Nós pensamos em trazer novas pessoas, mas também em oferecer mais conteúdo para quem já acompanha o canal. Vários produtos vão trazer novos públicos, mas a gente sempre investiu no esporte. Então, já existe uma audiência", ponderou Martins.

Um dos caminhos cogitados pelo canal é investir em MMA (artes marciais mistas). Outra possibilidade é comprar campeonatos que não são explorados em TV aberta no Brasil – nesse sentido, a exibição do jogo da NBA é um bom indício de comportamento do canal em 2014.

A aposta da Rede TV! no esporte também vai incluir o que a emissora não vai transmitir. A Copa do Mundo, por exemplo, terá cobertura especial do canal.

"Nós não vamos esconder o evento. Se você se lembrar, só havia quatro microfones com o Felipão nos últimos amistosos da seleção brasileira: das três emissoras que vão mostrar a Copa e da Rede TV!. Não vamos ter a transmissão dos jogos, mas vamos fazer uma grande cobertura de jornalismo esportivo e geral. E não vamos movimentar apenas o jornalismo, mas outros setores, como o entretenimento. Vamos fazer muito tapete vermelho", encerrou o dirigente do canal.

Guilherme Costa
Do UOL, em São Paulo

VOTE: QUAL O MELHOR APRESENTADOR ESPORTIVO DO BRASIL?


Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.