Topo

Globo explora drama de Breno e evita perguntas sobre incêndio

UOL Esporte

10/11/2013 13h20

O "Esporte Espetacular" anunciou que faria neste domingo "uma entrevista reveladora" com o zagueiro Breno, que começou a carreira no São Paulo, condenado a três anos e nove meses de prisão na Alemanha por ter incendiado a própria casa. No entanto, a conversa revelou pouco. O incidente serviu apenas como mote para expor o drama do atleta e da família.

Toda a reportagem teve um tom muito dramático. Sobretudo quando focou a relação de Breno com o filho, com direito a imagens do garoto chorando quando o pai voltou para a prisão.

Revelado pelo São Paulo, Breno foi negociado com o Bayern de Munique quando tinha 18 anos, em 2008. Em três temporadas, porém, o defensor sofreu com problemas físicos e não conseguiu se firmar na equipe alemã.

No dia 20 de setembro de 2011, Breno ficou sabendo que teria de passar por uma quarta cirurgia no joelho. Na mesma data, houve um incêndio na casa que ele morava, em um bairro de classe alta de Munique.

A polícia concluiu que o próprio jogador causou o incêndio, e por isso ele foi condenado a três anos e nove meses de prisão. Após 13 meses em regime fechado, ele atualmente cumpre pena no semiaberto.

O "Esporte Espetacular" mostrou o cotidiano de Breno, que trabalha e faz treinos físicos no Bayern de Munique. Ele deixa a prisão e usa o metrô para se locomover até o trabalho.

No trecho seguinte, focado na família de Breno, a parte mais dramática da história começou a ganhar espaço. A mulher dele, Renata, hoje mora com os filhos em uma casa de classe média baixa, em uma área afastada de Munique. O empreendimento tem três andares, e cada família vive em um.

"Ele tinha um salário de 100 mil euros quando veio para cá [Alemanha]. Hoje, vivemos com um rendimento total de 3 mil euros", contou Renata, que recebe uma ajuda de custo e o aluguel de um imóvel. "Foi difícil de a gente se adaptar [à queda do padrão de vida], mas hoje está tudo organizado", continuou a esposa do jogador.

A reportagem não abordou em nenhum momento a relação de Breno com o incidente. Questionado sobre o que aconteceu em 2011, o zagueiro disse apenas que ainda não é momento para falar.

O jogador preferiu falar sobre o São Paulo, clube que o revelou. Muricy Ramalho e Milton Cruz gravaram depoimentos, e o técnico chegou a dizer que espera o retorno do jogador.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.