Topo

Globo prioriza Brasil e Espanha e "esquece" as outras seleções

UOL Esporte

12/06/2013 06h53


A quatro dias do início da Copa das Confederações já é possível ter uma boa ideia do cardápio de jogos que será oferecido ao telespectador brasileiro. Dona dos direitos de transmissão do evento, a Globo vai exibir 10 das 16 partidas – 62,5% do total. Já a Band vai mostrar 14 jogos ao vivo e dois em compactos noturnos. Só o canal pago SporTV vai apresentar todas as partidas da competição ao vivo.

A julgar pela programação da Globo, a Copa das Confederações praticamente se resume a Brasil e Espanha. Dos 12 jogos da primeira fase, a emissora pretende mostrar sete – os três confrontos da seleção, contra Japão (dia 15), México (19) e Itália (22), sempre às 16h, e os três da Fúria, contra Uruguai (15, às 19h), Taiti (20) e Nigéria (23), ambos às 16h.

Na programação da Globo, a única partida da primeira fase que não envolve as duas seleções é México x Itália, no dia 16, às 16h. Japão, Uruguai, Nigéria e Taiti vão aparecer somente uma vez, cada, na tela da emissora nesta etapa da competição. A Globo planeja exibir, ainda, as duas semifinais (26 e 27) e a final (30), naturalmente.

O projeto da Band de exibir as 16 partidas esbarra em um problema. Na terceira rodada da primeira fase as duas partidas de cada grupo estão programadas para o mesmo horário, de maneira a não beneficiar nenhuma seleção. A emissora, por este motivo, optou por mostrar apenas um compacto noturno de dois jogos.

No dia 22, às 16h, a Band vai exibir Brasil e Itália e, à 0h50, um compacto de México e Japão. No dia seguinte, às 16h, vai mostrar Espanha e Nigéria e, às 2h da manhã, um compacto de Uruguai e Taiti. Já o SporTV vai mostrar as partidas que ocorrem simultaneamente em dois de seus canais, ao vivo.

As outras partidas que a Band mostrará e a Globo não são: Taiti e Nigéria (dia 17, às 16h), Itália e Japão (dia 19, às 19h), Nigéria e Uruguai (dia 20, às 19h) e a decisão do terceiro lugar (dia 30, às 13h).

Por Maurício Stycer, em Goiânia

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.