Topo

Ronaldo estreia na Globo sob dilema ético por avaliar agenciados na seleção

UOL Esporte

02/06/2013 06h00

Neymar e Lucas são agenciados pela 9ine (Foto: Divulgação/Guaraná Antarctica)

O amistoso entre Brasil e Inglaterra, neste domingo, às 16h, no Maracanã, servirá de teste para a equipe de Felipão antes da Copa das Confederações e também para o ex-jogador Ronaldo em sua estreia como comentarista na TV Globo. O Fenômeno até postou uma foto no Instagram estudando para o jogo desta tarde.

Chamado para comentar a seleção brasileira durante a competição, que começa no próximo dia 15, a situação do Fenômeno gerou polêmica desde que foi anunciado como 'reforço' da emissora. Isso porque Ronaldo é dono da 9ine, empresa que agencia três jogadores convocados – Lucas, Neymar e Leandro Damião.

Em março, a emissora, por meio da Central Globo de Comunicação, informou ao UOL Esporte que o fato de ajudar a carreira dos três atletas não impede que o Fenômeno comente com "espírito de independência e isenção que sua trajetória permite".

" Sobre os contratos de empresa dele com alguns jogadores, eles, os contratos, se referem à busca por anúncios e patrocínios.  Os contratos não envolvem exclusividade. Tal fato, de conhecimento público, em nada inibe Ronaldo de comentar, como convidado, os jogos da seleção, com espírito de independência e isenção que sua trajetória permite.

A 9ine negocia contratos de publicidade e ações de marketing dos atletas. A agência conta com mais de 10 clientes. No mercado publicitário, quanto mais destaque o jogador tiver na mídia, mais alto é o seu cachê e mais convites ele tem para propagandas.

Neymar, por exemplo, é o maior exemplo do reflexo da exposição na imprensa no sucesso na publicidade. O astro santista, jogador mais midiático do momento no Brasil, é garoto propaganda de 12 empresas. Alguns desses contratos, como o com a Claro, por exemplo, foram fechados via 9ine.

"Acho que já critiquei o Neymar. Minha opinião, independente da agência, é minha opinião, não vou faltar com ética com meu publico e comigo mesmo. Na verdade, posso ser mais duro conhecendo ele, porque vivi algo parecido com o que ele está passando. Tenho minha opinião e ela será autêntica", defendeu-se o ex-camisa 9, em entrevista ao Esporte Espetacular, da Globo, no dia 31 de março.

Além de sócio da 9ine, Ronaldo é também membro do conselho de administração do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014 – evento em que ele estará nas transmissões da emissora, assim como na Copa das Confederações. O órgão tem conhecimento das atividades e não colocou qualquer obstáculo, já que ele exerce cargo não-remunerado.

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.